Nomeação

Papa nomeia brasileiro como secretário da Congregação para os Bispos

Monsenhor Ilson de Jesus Montanari será o novo secretário da Congregação para os Bispos

Da Redação, com Rádio Vaticano

O Papa Francisco nomeou na manhã de sábado, 12, o novo Secretário da Congregação para os Bispos: é Mons. Ilson de Jesus Montanari, que era oficial da Congregação e a partir de agora, recebe a dignidade de Arcebispo.

Dom Ilson nasceu em 18 de julho 1959 em Sertãozinho (SP), na arquidiocese de Ribeirão Preto. Estudou Direito e Economia em Ribeirão, onde também obteve mestrado em Filosofia e ingressou no Seminário “Maria Imaculada”. Na sequência, a partir de 1985, estudou Teologia na Universidade Gregoriana em Roma.

Ordenado sacerdote em 18 de agosto de 1989, foi encardinado no clero da Arquidiocese de Ribeirão Preto, retornando à sua cidade natal como Pároco. A partir de 1990, foi professor de Teologia em Ribeirão Preto e Uberaba.

Em Ribeirão, foi chanceler e coordenador de Pastoral da arquidiocese, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores e Vigário Forâneo da Zona Oeste.

Retornou a Roma em 2002, para cursar Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana. Em 2008, entrou como Oficial na Congregação para os Bispos.

Em 2011 foi nomeado Capelão de Sua Santidade (2002 2004), e a partir de sábado, 12 de outubro, é o Secretário da Congregação, presidida pelo cardeal canadense Marc Ouellet.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo