Twitter

Papa no Dia da Terra: relação com a Criação precisa melhorar

No Twitter, Francisco recordou a data e frisou as responsabilidades do homem em sua relação com a natureza

Da redação, com Vatican News

Papa Francisco /Foto: Lucia Ballester – CNA

No Dia da Terra, o Papa Francisco deixou uma mensagem em sua conta no Twitter. “Quebramos os laços que nos uniam ao Criador, aos outros seres humanos e ao resto da Criação. Precisamos sarar essas relações danificadas, que são essenciais para sustentáculo de nós mesmos e de toda a trama da vida.”

O Pontífice sublinhou as responsabilidades do homem em sua relação com a natureza. Este ano, o Dia da Terra, mais do que nunca, convida as nações, especialmente as industrializadas, a assumirem um compromisso comum. O objetivo é acabar com a exploração indiscriminada dos recursos do planeta.

Aliança entre humanidade e meio ambiente

A criação de uma aliança entre o ser humano e o meio ambiente sempre foi um desejo do Papa. Este sonho nada mais é do que uma declinação do conceito de “ecologia integral”. Termo que se tornou popularmente conhecido graças à encíclica “Laudato si”.

Relevância

Tudo o que está acontecendo, desde pandemias às mudanças climáticas, tem relevância em todos os aspectos da vida, sociais e econômicos, éticos e políticos. Tudo afeta a vida dos mais pobres e frágeis, afirma com frequência o Papa.

Leia também
.: Emergência climática: “o tempo está se esgotando!”, adverte Papa
.: Mudanças climáticas: Papa pede resposta eficaz diante de ameaças a rios
.: Crise ambiental está levando o mundo ao desastre, afirma Papa

O Santo Padre apelou para a responsabilidade de promover, com um compromisso coletivo e solidário, uma cultura do cuidado. Ela deve colocar a dignidade humana e o bem comum no centro. Justiça, equidade, segurança, do ponto de vista ambiental, são prioridades irrenunciáveis de acordo com Francisco.

Iniciativas

A redução das emissões de gases de efeito estufa, o uso racional dos recursos e outras iniciativas devem ser colocados em prática para deter o contínuo envenenamento da Terra.

A própria Santa Sé, assegurou o Papa Francisco, está empenhada em assegurar que o Estado da Cidade do Vaticano reduza as emissões a zero antes de 2050.

Serão intensificados os esforços de gestão ambiental, já em curso há alguns anos. Estas iniciativas possibilitam o uso racional de recursos naturais como água e energia, eficiência energética, mobilidade sustentável, reflorestamento e a economia circular também na gestão de resíduos.

Novos estilos de vida e certezas para o futuro

Um complexo de ações baseadas na ecologia integral precisa ser iniciado. O Papa pede uma educação para colocar o cuidado dos bens comuns em primeiro lugar nas políticas nacionais e internacionais.

Outro incentivo de Francisco é para a produção sustentável, mesmo que em países de baixa renda, compartilhando tecnologias avançadas apropriadas.

As medidas políticas e técnicas devem, portanto, unir-se para criar um processo educacional que favoreça um modelo cultural de desenvolvimento e sustentabilidade.

O mundo precisa estar centrado na fraternidade e na aliança entre o ser humano e o meio ambiente. Chegou a hora de uma mudança de rumo, pediu o Pontífice. Não vamos tirar das novas gerações a esperança de um futuro melhor.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo