Oração mariana

Papa no Angelus: o Advento é tempo de graça para purificar a fé

Na reflexão de hoje, Papa Francisco falou da alegria e da dúvida, ambas experiências que fazem parte da vida

Da Redação, com Vatican News

Papa Francisco no Angelus deste domingo, 15 / Foto; Reprodução Youtube – Vatican News

O Advento diz que não basta acreditar em Deus: é preciso todos os dias purificar a fé. Essas foram palavras do Papa Francisco em sua reflexão que antecedeu a oração mariana do Angelus com os fiéis na Praça São Pedro.

Em sua alocução, o Pontífice comentou as leituras deste terceiro domingo do Advento, conhecido como domingo “da alegria”. De um lado, o profeta Isaías faz um convite à alegria: “Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus […] Ele que vem para vos salvar”. Já no Evangelho, João Batista vive um momento de dúvida: “És tu, aquele que há de vir, ou devemos esperar um outro?”. Jesus então realiza prodígios: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados. 

Esta descrição, segundo o Papa, mostra que a salvação envolve todo o homem e o regenera. Mas este novo nascimento sempre pressupõe uma morte a nós e ao pecado que está em nós. Por isso, é necessária a conversão. “O Advento, tempo de graça, nos diz que não basta acreditar em Deus: é preciso todos os dias purificar a nossa fé”. 

Leia também
.: Pregação de Advento: dizer “sim” a Deus exalta a dignidade humana
.: Segunda pregação do Advento fala de Maria na visitação

Francisco destacou que se trata de preparar-se para acolher não um personagem de uma fábula, mas o Deus que nos interpela, nos envolve e diante do qual se impõe uma escolha.

O Menino que está no presépio, disse ainda Francisco, tem o rosto nossos irmãos e irmãs mais necessitados, dos pobres que “são os privilegiados deste mistério e, muitas vezes, aqueles que melhor conseguem reconhecer a presença de Deus no meio de nós”.

“Que a Virgem Maria nos ajude para que, enquanto nos aproximamos do Natal, não nos deixemos distrair pelas coisas exteriores, mas façamos espaço no coração Àquele que já veio e que quer vir mais uma vez a curar as nossas doenças e a nos dar a sua alegria”. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo