Viagem apostólica

Papa na Macedônia: povo com grande riqueza multiétnica e multirreligiosa

Francisco destacou que o patrimônio mais precioso da Macedônia é a composição multiétnica e multirreligiosa da fisionomia do seu povo

Da redação, com VaticanNews

Na Macedônia, o primeiro discurso do Papa nesta terça-feira, 07, foi às Autoridades, à Sociedade Civil e ao Corpo Diplomático / Foto: Reprodução VaticanMedia

O primeiro discurso do Papa Francisco na Macedônia do Norte nesta terça-feira, 07, foi às Autoridades, à Sociedade Civil e ao Corpo Diplomático. É a primeira vez que o Sucessor do Apóstolo Pedro visita o país que estabeleceu relações diplomáticas com a Santa Sé há 25 anos, pouco depois da independência, ocorrida em setembro de 1991.

O Papa iniciou destacando que a Macedônia é considerada “ponte entre o Oriente e o Ocidente, e ponto de confluência de numerosas correntes culturais”, com os requintados testemunhos “do seu passado bizantino e otomano”.

Saiba mais
.: Todas as matérias da Visita do Papa à Bulgária e à Macedônia

Francisco prosseguiu “esta riqueza cultural é apenas o espelho do seu patrimônio mais precioso e válido: a composição multiétnica e multirreligiosa da fisionomia do seu povo, fruto de uma história rica e – por que não? – também complexa de relações tecidas ao longo dos séculos (…) Estas características especiais possuem, ao mesmo tempo, um relevante significado no caminho de uma integração mais estreita com os países europeus”.

Futuro de paz e fecundidade

O Papa destacou que todos os esforços que forem realizados para que as diferentes expressões religiosas e etnias encontrem um terreno de entendimento comum no respeito pela dignidade de cada pessoa humana e na consequente garantia das liberdades fundamentais, nunca serão em vão; antes, constituirão a sementeira necessária para um futuro de paz e fecundidade.

Em seguida, o Pontífice falou sobre a questão da assistência aos migrantes e destacou o “generoso esforço” do país para acolher um grande número de migrantes e refugiados provenientes dos países do Oriente Médio.

“Almejo que a lição da cadeia solidária que caracterizou aquela emergência nos anos de 2015 e 2016, seja aproveitada em benefício de todo o trabalho de voluntariado ao serviço das inúmeras formas de mal-estar e necessidades”.

Exemplo de Madre Teresa

Francisco lembrou ainda da “ilustre compatriota” do povo da Macedônia, Madre Teresa de Calcutá, que “movida pelo amor de Deus, fez da caridade para com o próximo a lei suprema da sua existência, suscitando admiração em todo o mundo e inaugurando uma maneira específica e radical de se colocar ao serviço dos abandonados, dos descartados, dos mais pobres”.

“Exorto-vos a continuar a trabalhar com empenho, dedicação e esperança, para que os filhos e as filhas desta terra possam, a seu exemplo, descobrir, alcançar e amadurecer a vocação que Deus sonhou para eles”.

Por fim, o Papa expressou sua gratidão pela visita que, cada ano, uma delegação oficial do país faz ao Vaticano por ocasião da festa dos Santos Cirilo e Metódio.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo