Mensagem

Papa a metodistas e valdenses: orações para aumentar a comunhão

Francisco enviou uma mensagem por ocasião da abertura do Sínodo das Igrejas Metodistas e Valdenses na Itália

Da redação, com Vatican News

O Papa Francisco está orando pelo Sínodo da União das Igrejas Metodistas e Valdenses, que começou neste domingo, 25, em Torre Pellice, na cidade de Turim, na Itália. Por meio de uma mensagem, o Pontífice afirma que a assembleia é uma oportunidade propícia para dirigir a sua saudação, “expressão da proximidade fraterna” tanto do Papa como da “inteira Igreja católica”.

Francisco também deseja que até sexta-feira, 30, quando termina o encontro anual, os dias sejam marcados por “oração e reflexão” viva do Espírito Santo, “que anima e dá força ao testemunho cristão”. Uma oração pela qual o Papa se une para pedir ao Senhor que consolide “o espírito ecumênico entre os cristãos”, além de aumentar “a comunhão entre as Igrejas”.

Leia também
.: Ecumenismo se faz com obras de caridade e querendo-se bem, diz Papa
.: Oração pela unidade cristã: ecumenismo não é opcional, diz Papa

“Somos chamados a prosseguir com o nosso compromisso no caminho do conhecimento recíproco, da compreensão e colaboração, para testemunhar Jesus e o seu Evangelho de caridade. Como discípulos de Cristo, podemos oferecer respostas comuns aos sofrimentos que afligem tantas pessoas, especialmente as mais pobres e vulneráveis, promovendo assim a justiça e a paz”, escreveu o Santo Padre.

Durante a abertura oficial, foi realizada uma coleta destinada ao Centro Ecumênico de Escuta Pinerolo, que se ocupa de seguir as famílias locais que vivem dificuldades econômicas e sociais. A assembleia sinodal, que é o máximo órgão de decisão da União das Igrejas Metodistas e Valdenses, promove a eleição dos cargos executivos e administrativos.

Leia também
.: Em catequese, Papa destaca valor do ecumenismo e do diálogo
.: Testemunho dos mártires impõe seguir adiante no ecumenismo, diz Papa
.: Unidade dos cristãos é uma prioridade para a Igreja, diz Papa

Durante os seis dias de Sínodo, os 180 pastores e leigos – em números iguais – irão dedicar a atenção a temas como a questão da liberdade religiosa, as relações com o Estado, o empenho social e comunitário, a “Diaconia global”, os direitos humanos, o presente e o futuro da chamada “geração intercultural” e das igrejas locais, o ecumenismo e o diálogo inter-religioso.

Da Itália se fará presente o presidente da Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da Conferência Episcopal Italiana, Dom Ambrogio Spreafico. Também é a esperada a presença de várias personalidades provenientes de diversos continentes, como da pastora Carola Tron, moderadora da Igreja Valdense do Rio de la Plata, da América do Sul.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo