Telegrama

Papa lamenta morte do Cardeal Hummes: zeloso serviço à Igreja

No telegrama de pesar pela morte do Cardeal Hummes, Francisco recorda os “longos anos de seu dedicado e zeloso serviço, sempre pautado pelos valores evangélicos”

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Papa Francisco ao lado do Cardeal Hummes em celebração nos Jardins Vaticanos em 2019 / Foto: REUTERS/Yara Nardi

O Papa Francisco expressou o seu pesar pela morte do arcebispo emérito de São Paulo, Cardeal Cláudio Hummes. Dom Cláudio faleceu nesta segunda-feira, 4, e seu velório acontece na Catedral da Sé, em São Paulo. 

A mensagem foi enviada ao arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer. Francisco diz que recebeu com profundo pesar a notícia do falecimento e assegura orações pelo descanso eterno do cardeal. 

Leia também
.: CNBB expressa pesar pela morte do Cardeal Cláudio Hummes
.: Monsenhor Jonas Abib fala sobre falecimento de Dom Cláudio Hummes

“Minhas preces são também de gratidão a Deus pelos longos anos de seu dedicado e zeloso serviço, sempre pautado pelos valores evangélicos, à Santa Mãe Igreja nos diversos encargos pastorais que lhe foram confiados tanto no Brasil quanto na Cúria Romana, e por seu empenho em anos recentes pela Igreja que caminha na Amazônia”, ressalta o Papa no telegrama.

Francisco também recordou: “Trago sempre vivas na memória as palavras que dom Cláudio me disse no dia 13 de março de 2013, pedindo-me que não me esquecesse dos pobres”. O Santo Padre enviou a bênção apostólica ao arcebispo de São Paulo e a todos os que se unem em oração para as exéquias do cardeal Hummes, como penhor de consolação e de esperança na vida eterna.

Logo mais, às 12h (horário de Brasília) haverá uma missa presidida pelo Cardeal Odilo Scherer na Catedral da Sé, onde o corpo é velado.  O Sepultamento será amanhã, 6, após a Missa das 10h da quarta-feira, na Cripta da Catedral.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo