Cúpula do Clima

Papa incentiva governantes a buscar resposta às mudanças climáticas

Em mensagem, Francisco afirmou aos participantes da Cúpula do Clima da ONU: há tempo para reverter os efeitos das mudanças climáticas

Da redação, Vatican News

Papa durante videomensagem divulgada nesta segunda-feira, 23/ Foto: Vatican Media

Honestidade, responsabilidade e valentia: são estas três “grandes qualidades morais” que o Papa Francisco pediu aos chefes de Estado e de Governo reunidos em Nova Iorque para a Cúpula do Clima da ONU. O Pontífice gravou uma videomensagem endereçada a todos os participantes, que se reúnem nesta segunda-feira, 23, à margem da 74a Assembleia Geral das Nações Unidas sobre o tema: “Luta às mudanças climáticas e sustentabilidade”.

Leia também
.: Emergência climática: “o tempo está se esgotando!”, adverte Papa
.: Mudanças climáticas: Papa pede resposta eficaz diante de ameaças a rios
.: Crise ambiental está levando o mundo ao desastre, afirma Papa

Para Francisco, o Acordo de Paris representou a conscientização da urgência e da necessidade de dar uma resposta coletiva às mudanças climáticas, mas passados quatro anos, os resultados são fracos, distantes de alcançar os objetivos previstos.

O Papa questiona “se existe uma verdadeira vontade política para destinar mais recursos humanos, financeiros e tecnológicos para suavizar os efeitos negativos das mudanças climáticas e ajudar as populações mais pobres e vulneráveis, que são as que mais sofrem”.

Leia também
.: Mudança climática ameaça produção de alimentos, alerta ONU
.: Vaticano escreve aos cientistas e apoia preocupações da greve climática estudantil
.: Papa diz que problemática do clima é questão de justiça

Há tempo, afirmou o Pontífice ao dizer que a janela para uma oportunidade de reversão dos efeitos negativos das mudanças climáticas ainda está aberta. “O importante é não deixá-la fechar. O  Santo Padre pediu então que as três palavras – “honestidade, responsabilidade e valentia” – estejam no coração do trabalho dos participantes.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo