Despedida do Congo

Papa Francisco segue viagem para o Sudão do Sul

Francisco despediu-se da República Democrática do Congo e seguiu para Juba, capital do Sudão do Sul, segunda etapa da viagem apostólica

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

A partida do Papa para o Sudão do Sul / Foto: Reprodução Reuters

O Papa Francisco despediu-se da República Democrática do Congo nesta sexta-feira, 3. O avião decolou pouco antes das 10h50 (hora local, 5h50 em Brasília) em direção ao aeroporto de Juba, no Sudão do Sul, segunda etapa da viagem apostólica.

Acesse
.: Notícias sobre a viagem ao Congo e Sudão do Sul 

Francisco percorrerá 2.265 km, devendo chegar ao país por volta de 15h (hora local, 10h em Brasília). Nesta segunda etapa, o Santo Padre estará acompanhado pelo arcebispo de Cantuária, Justin Welby, e pelo moderador da Assembleia Geral da Igreja da Escócia, pastor Ian Greenshields, em uma peregrinação ecumênica de paz.

No aeroporto internacional de Juba, Francisco será recebido pelo presidente da República, Salva Kiir Mayardit. O primeiro discurso do Papa no país será no encontro com as autoridades, sociedade civil e corpo diplomático.

No sábado, 4, Francisco terá um encontro com o clero e religiosos na Catedral de Santa Teresa. Também se reunirá, de forma privada, com os membros da Companhia de Jesus, na nunciatura apostólica. À tarde, um encontro com os deslocados internos na “Freedom Hall” e a oração ecumênica no Mausoléu “John Garang”. Este último evento será transmitido pela TV Canção Nova a partir das 13h (horário de Brasília).

No domingo, 5, último dia da viagem, Francisco presidirá a Missa no Mausoléu “John Garang” e já se despedirá do país partindo para Roma.

A despedida do Congo

Os últimos compromissos de Francisco em terras congolesas foram a Missa privada na nunciatura apostólica seguida pelo encontro com os bispos na sede da Conferência Episcopal Nacional do Congo.

Ao partir, o Pontífice deixou um telegrama ao presidente da República Democrática do Congo. “Desejo expressar a minha profunda gratidão a sua excelência e a todo o amado povo congolês pela calorosa acolhida e hospitalidade a mim durante a minha visita. Com a certeza das minhas orações, invoco sobre a nação as bênçãos divinas da paz, alegria e prosperidade”.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo