Proximidade

Papa Francisco reza por vítimas das enchentes no Brasil

Após o Angelus, Papa expressou sua proximidade às pessoas que foram atingidas por enchentes no Brasil, em especial as que perderam a casa

Da Redação

Registro de estragos após chuvas na Bahia / Foto: diocese de Teixeira de Freitas (BA)

O Papa Francisco reza por todas as pessoas que foram atingidas por enchentes no Brasil nas últimas semanas. Após a oração do Angelus deste domingo, 16, Francisco manifestou sua proximidade às vítimas.

“Exprimo minha proximidade às pessoas atingidas por fortes chuvas em enchentes em várias regiões do Brasil nas últimas semanas. Rezo, em particular, pelas vítimas, seus familiares e por aqueles que perderam a casa. Que Deus os ajude no empenho daqueles que estão levando socorro.”

As enchentes atingiram dez estados brasileiros, causando cerca de 270 mortes. As chuvas castigaram, em especial, o sul, sudoeste e extremo sul da Bahia, o norte de Minas Gerais e depois Maranhão e outros estados. Só em Minas Gerais, ao menos 145 cidades ficaram em situação de emergência por causa das chuvas.

Frente aos estragos causados, a Caritas e a CNBB lançaram uma campanha de emergência em socorro às vítimas: “SOS Bahia e Minas Gerais”. Além desta, diversas são as igrejas particulares que também têm realizado iniciativas para arrecadar alimentos, remédios, roupas e dinheiro para os desabrigados e desalojados.

O arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, visitou vítimas das enchentes em Minas, na comunidade da Vila Parental e religiosas do Mosteiro de Macaúbas, em Santa Luzia. As enchentes deixaram o Mosteiro ilhado e atingiram muitas casas da Vila, criando um cenário de desolação. O arcebispo rezou com as famílias e as religiosas, reafirmando a comunhão e a solidariedade da Igreja no amparo a todos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo