NA LINHA DE FRENTE

Papa Francisco reza pelos profissionais que realizam serviços funerários

Na homilia, o Sucessor de Pedro recordou que todo cristão é missionário, que não significa fazer proselitismo, mas viver como cristãos

Da redação, com Vatican News

Papa Francisco lembrou dos profissionais dos serviços funerários durante missa na Casa Santa Marta, neste sábado, 25 / Foto: Reprodução Vatican News

Francisco presidiu a Missa na Casa Santa Marta, no Vaticano, na manhã deste sábado, 25, dia em que a Igreja celebra a festa de São Marcos evangelista. Na introdução, dirigiu seu pensamento aos que, neste período, realizam os serviços funerários.

Hoje, rezemos juntos pelas pessoas que realizam serviços funerários. É muito doloroso, muito triste o trabalho que realizam, elas sentem muito de perto a dor provocada por esta pandemia. Rezemos por elas.

Na homilia, o Papa comentou o Evangelho do dia (Mc 16,15-20) em que Jesus ressuscitado aparece aos discípulos exortando-os a ir pelo mundo inteiro anunciar o Evangelho a toda criatura e anuncia os sinais que acompanharão aqueles que creem: em seu nome “expulsarão demônios, falarão novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”. Após essas palavras, Jesus sobe ao céu para sentar-se à direita de Deus. A fé — disse o Papa —, ou é missionária ou não é fé. A fé não é uma coisa somente para mim, para que eu cresça com a fé: essa é uma heresia gnóstica. A fé é levada com o testemunho de vida, sobretudo. Por vezes, falta a convicção da fé, que não é somente um dado da carteira de identidade. Quem tem fé deve sair de si mesmo e mostrar “socialmente” a fé. Isso não significa fazer proselitismo, é testemunhar a fé com o serviço, é viver como cristãos. Antes de dizer alguma coisa de cristão é preciso viver a fé concretamente. Não se transmite a fé para convencer, mas para oferecer um tesouro. Como diz a Primeira Carta de Pedro (1 Pd 5,5b-14), se leva a fé com humildade. Na transmissão da fé está sempre o Senhor, na transmissão das ideologias estão os “mestres”. Que o Senhor nos ajude a viver uma fé de portas abertas, transparente — foi a oração conclusiva do Papa —, que leva a salvação aos outros.

A seguir, o texto da homilia transcrita pelo Vatican News:

Hoje, a Igreja celebra São Marcos, um dos quatro evangelistas, muito próximo do apóstolo Pedro. O Evangelho de Marcos foi o primeiro a ser escrito. É simples, um estilo simples, muito próximo. Se hoje tiverem um pouco de tempo, tomem-no em mãos e leiam-no. Não é longo, é agradável ler a simplicidade com a qual Marcos narra a vida do Senhor.

E no Evangelho – que é o final do Evangelho de Marcos, isso que lemos agora – encontra-se o envio do Senhor. O Senhor revelou-se como salvador, como o Filho único de Deus; revelou-se a todo Israel e ao povo, especialmente com mais detalhes aos apóstolos, aos discípulos. Esta é a despedida do Senhor: o Senhor vai embora, parte e “foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus”. Mas antes de partir, quando apareceu aos Onze, lhes disse: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura”. Há a missionariedade da fé. A fé, ou é missionária ou não é fé. A fé não é uma coisa somente para mim, para que eu cresça com a fé: essa é uma heresia gnóstica. A fé sempre leva você a sair de si. Sair. A transmissão da fé: a fé deve ser transmitida, deve ser oferecida, sobretudo com o testemunho: “Ide, que as pessoas vejam como viveis”.

Alguém me dizia, um padre europeu, de uma cidade europeia: “Há muita incredulidade, muito agnosticismo em nossas cidades, porque os cristãos não têm fé. Se tivessem, certamente a ofereceriam às pessoas”. Falta a missionariedade. Porque na raiz falta a convicção: “Sim, eu sou cristão, sou católico, mas…” Como se fosse uma atitude social. Na carta de identidade você se chama assim, assim, e “sou cristão”. É um dado da carta de identidade. Isso não é fé. Isso é uma coisa cultural. A fé necessariamente leva você para fora, leva você a dá-la, porque a fé deve ser essencialmente transmitida. Não é quieta. “Ah, o senhor quer dizer, padre, que todos devemos ser missionários e ir aos países distantes?” Não, essa é uma parte da missionariedade. Isso significa que se você tem fé necessariamente deve sair de si, você deve sair de si, e mostrar socialmente a fé. A fé social, é para todos: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura”. E isso não significa fazer proselitismo, como se eu fosse um time de futebol que faz proselitismo ou fosse uma sociedade de beneficência. Não, a fé é “nada de proselitismo”. É mostrar a revelação, para que o Espírito Santo possa agir nas pessoas com o testemunho, e como testemunha com serviço. O serviço é um modo de viver: se eu digo que sou cristão e vivo como um pagão, não está bem! Isso não convence ninguém. Se eu digo que sou cristão e vivo como cristão, isso atrai. É o testemunho.

Uma vez, na Polônia, um estudante universitário me perguntou: “Tenho muitos colegas ateus na universidade. O que devo dizer a eles para convencê-los?” – “Nada, querido, nada! A última coisa que você deve fazer é dizer algo. Comece a viver (sua fé) e eles, vendo seu testemunho, lhe perguntarão: ‘Por que você vive assim?’”. A fé deve ser transmitida, mas não para convencer, (e sim) para oferecer um tesouro. “Está ali, veem? E essa é também a humildade da qual falava São Pedro na Primeira Leitura: “Caríssimos, revesti-vos todos de humildade no relacionamento mútuo, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes”. Quantas vezes na Igreja, na história, nasceram movimentos, grupos, de homens ou mulheres que queriam convencer sobre a fé, converter… Verdadeiros “prosélitos”. E como acabaram? Na corrupção.

Essa passagem do Evangelho é muito tenra. Mas onde está a segurança? Como posso estar seguro de que saindo de mim serei fecundo na transmissão da fé? “Anunciai o Evangelho a toda criatura”, fareis maravilhas. E o Senhor estará conosco até o fim do mundo. Acompanha-nos.

Na transmissão da fé o Senhor está sempre conosco. Na transmissão da ideologia estarão os mestres. Mas quando eu tenho uma atitude de fé que deve ser transmitida, aí está o Senhor que me acompanha. Jamais estou sozinho na transmissão da fé. É o Senhor comigo que transmite a fé. Ele prometeu isso: “Eu estarei convosco todos os dias até o fim do mundo”.

Peçamos ao Senhor que nos ajude a viver a nossa fé desse modo: a fé de portas abertas, uma fé transparente, não “proselitista”, mas que mostre: “Mas eu sou assim”. E com essa sadia curiosidade, ajude as pessoas a receber essa mensagem que as salvará.

O Santo Padre terminou a celebração com a adoração e a bênção eucarística, convidando a fazer a Comunhão espiritual. A seguir, a oração recitada pelo Papa:

Aos vossos pés, ó meu Jesus, me prostro e vos ofereço o arrependimento do meu coração contrito que mergulha no seu nada na Vossa santa presença. Eu vos adoro no Sacramento do vosso amor, a inefável Eucaristia. Desejo receber-vos na pobre morada que meu coração vos oferece; à espera da felicidade da comunhão sacramental, quero possuir-vos em Espírito. Vinde a mim, ó meu Jesus, que eu venha a vós. Que o vosso amor possa inflamar todo o meu ser, para a vida e para a morte. Creio em vós, espero em vós. Amo-vos. Assim seja.

Antes de deixar a Capela dedicada ao Espírito Santo foi entoada a antífona mariana “Regina caeli”, cantada no tempo pascal:

Rainha dos céus, alegrai-vos. Aleluia!

Porque Aquele que merecestes trazer em vosso seio. Aleluia!

Ressuscitou como disse. Aleluia!

Rogai por nós a Deus. Aleluia!

D./ Alegrai-vos e exultai, ó Virgem Maria. Aleluia!

C./ Porque o Senhor ressuscitou, verdadeiramente. Aleluia!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo