Twitter

Papa Francisco recorda São João Paulo II, celebrado nesta terça-feira

Data que recorda o santo foi estabelecida por Francisco e simboliza o dia em que Karol Wojtyła celebrou sua primeira missa como Papa

Da redação

Papa João Paulo II/ Foto: Arquivo

“Agradeçamos ao Senhor por todo o bem feito no mundo e nos corações por meio das palavras, das obras e da santidade de João Paulo II”. Com essa mensagem no Twitter, Papa Francisco fez memória, nesta terça-feira, 22, a São João Paulo II, santo do dia.

A data foi estabelecida pelo Papa Francisco e simboliza o dia em que Karol Wojtyła, eleito Papa em 1978, celebrou sua primeira missa como Pontífice. Em seu tweet, o Santo Padre completou: “Recordemos sempre de seu apelo: ‘Abram as portas a Cristo!’”.

Acesse
.
: Relembre frases marcantes de João Paulo II
.: Papa Francisco, quando cardeal, fez depoimento sobre JPII

.: Professor de português de JPII recorda cotidiano com o Papa

Na última quarta-feira, 16, Papa Francisco recordou os 41 anos da eleição do então Cardeal Karol Wojtyla como Papa. Francisco deixou uma saudação ao povo polonês após catequese realizada na Praça São Pedro, no Vaticano. Papa João Paulo II foi o primeiro Papa polonês da história, e o primeiro não-italiano depois de 455 anos na história da Igreja.

A obra que marcou profundamente a vida e, consequentemente, a espiritualidade de Karol Wojtyła foi o “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, de São Luís Maria Grignion de Montfort. Papa João Paulo II foi o fundador das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) e do Encontro Mundial das Famílias; deu grandes passos rumo ao diálogo inter-religioso e contribuiu para o aumento das relações diplomáticas com outros países e novas Nunciaturas Apostólicas.

Tweet do Papa Francisco publicado nesta terça-feira, 22/ Foto: Reprodução – Twitter

O Papa polonês promoveu o diálogo com as autoridades políticas, para a promoção da paz; foi promotor da cultura da vida, e consagrado à Virgem Maria, a quem dedicou seu papado sob o lema “Totus tuus” (Todo Teu). Durante seu papado, São João Paulo II promulgou o Catecismo da Igreja Católica, em 1992, para sustentar e confirmar a fé dos católicos; e foi o Pontífice que mais visitou países na história da Igreja: mais de 200.

Leia mais
.: Outubro é mês de celebração de 2 Papas: João Paulo II e Paulo VI

Papa João Paulo II faleceu em 2 de abril de 2005. Apenas 26 dias depois, seu sucessor, Bento XVI, hoje Papa Emérito, concedeu a dispensa dos cinco anos necessários para o início do processo de canonização. Foi beatificado em 1º de maio de 2011 e canonizado em 27 de abril de 2014. A declaração de santidade de São João Paulo II foi a mais rápida da história e seu pontificado, que durou mais de 25 anos, considerado o terceiro mais longo da Igreja. Neste ano, em 27 de abril, foi celebrado cinco anos da canonização de São João Paulo II.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo