Audiência

Papa Francisco recebe primeiro-ministro indiano, Narendra Modi

Audiência tratou das relações cordiais entre Santa Sé e Índia

Da redação, com Vatican News

Audiência tratou das relações cordiais entre Santa Sé e Índia./Foto: Vatican Media via Reuters

O Papa Francisco recebeu em audiência, neste sábado, 30, no Vaticano, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

Segundo um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, o Santo Padre acolheu o primeiro-ministro indiano na Sala del Tronetto. A conversa, que durou cerca de uma hora, se deteve sobre as relações cordiais entre Santa Sé e Índia.

Depois do encontro com o Pontífice, o primeiro-ministro indiano saudou o secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, e o secretário para as Relações com os Estados, dom Paul Richard Gallagher.

Narendra Modi doou ao Papa um candelabro de prata e um livro sobre o compromisso em prol do ambiente. O Santo Padre doou ao primeiro-ministro indiano um azulejo de bronze com a escrita “O deserto se tornará um jardim”, alguns livros sobre documentos papais, a Mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2021, e o Documento sobre a Fraternidade Humana assinado 4 de fevereiro, em Abu Dhabi, com o Grão Imame de Al-Azhar.

Primeira audiência no Vaticano

O primeiro-ministro é o líder do partido nacionalista hinduísta BJP (Baratiya janata party – Partido do Povo Indiano), formado em 1980. No cargo desde 2014 e reeleito nas eleições de 2019 dentro da coalizão “Aliança Democrática Nacional”, até agora Modi nunca tinha pedido uma audiência no Vaticano. Em setembro de 2016, por ocasião da canonização de Madre Teresa de Calcutá, a delegação oficial indiana presente em Roma e recebida pelo Papa Francisco tinha sido liderada pelo ministro das Relações Exteriores, Sushma Swaraj. Agora, a presença de Modi na Europa deve-se à sua participação no G20, que tem início neste sábado, na capital italiana, e à Cop26, a Conferência Climática da ONU, agendada de amanhã, domingo, 31 de outubro, a 12 de novembro em Glasgow, na Escócia. Antes da audiência de hoje, outro encontro entre um Pontífice e um primeiro-ministro indiano ocorreu vinte anos atrás, em 26 de junho do ano 2000, quando Atal Bihari Vajpayee, também membro do BJP, foi recebido por João Paulo II.

Convite a visitar a Índia

No encontro de hoje, o primeiro-ministro Modi, como ele mesmo informou no Twitter, convidou o Papa a visitar o país.  O pedido já tinha sido feito em 2017, em vista da viagem apostólica do Papa aos vizinhos Bangladesh e Mianmar, em 2018, mas não pôde ser atendido. Até agora, dois Pontífices visitaram a Índia: Paulo VI, que foi a Mumbai em dezembro de 1964 por ocasião do Congresso Eucarístico Internacional, e João Paulo II, que pisou duas vezes no solo indiano, em fevereiro de 1986 e em novembro de 1999.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo