Missão itinerante

Papa Francisco: "o caminho para sermos felizes é a simplicidade"

Francisco recebeu, em audiência, os membros da União Nacional de Espetáculos Itinerantes e destacou alegre missão de evangelizar

Da redação, com VaticanNews

Registro da audiência realizada hoje / Foto: Vatican Media/IPA/Sipa USA via Reuters Connect

“Caros irmãos e irmãs, avancem em seu trabalho itinerante! Em um mundo onde muitas vezes respiramos um clima cinzento e pesado, vocês nos lembram que o caminho para sermos felizes é a simplicidade”. Esta foi a afirmação do Papa Francisco aos membros da União Nacional de Espetáculos Itinerantes (UNAV), recebidos em audiência no Vaticano na manhã desta segunda-feira, 20.

Após agradecer as palavras do presidente da Associação, o Santo Padre recordou que a pandemia impediu o grupo de realizar as atividades habituais, viajando de praça em praça com suas atrações, mas agora puderam retomar as atividades.

O Pontífice reafirmou que a Igreja continua a acompanhar o trabalho da UNAV na proclamação do Cristo Salvador, que viajou por cidades e vilarejos levando a todos a alegre proclamação do Reino de Deus.

“Vocês também cooperam em um sentido amplo na proclamação do Evangelho”, destacou o Papa, por causa da alegria que levam às pessoas com suas atrações. “É por isso que vos encorajo a manter sempre o coração e a vida abertos a uma perspectiva de fé, que nasce do encontro com Cristo, presente e em ação em sua Igreja”, disse.

Alegria limpa

Francisco sublinhou que, ao parar em cada cidade com as atrações, os membros oferecem às crianças e adultos momentos de descontração, distraindo-os um pouco das preocupações que assolam a vida cotidiana. “A felicidade de uma criança em um carrossel é uma imagem de alegria limpa que pertence à memória de cada família”.

O Papa disse ainda que a sensação de alegria e de festa que se espalha nesses momentos brota da criatividade e fantasia e não segue os modelos artificiais que circulam na mídia. “Alimenta-se não pela busca de sensações sempre novas, mas pela simplicidade e genuinidade que se pode respirar em um parque de diversões”.

No discurso, o Santo Padre incentivou os artistas itinerantes a avançar em seu trabalho. “Em um mundo onde muitas vezes respiramos um clima cinzento e pesado, vocês nos lembram que o caminho para sermos felizes é a simplicidade. E também uma forma de diversão ao ar livre e em companhia: o oposto do que vemos cada vez mais hoje, todos sozinhos com seu telefone celular ou seu computador”.

Francisco destacou que eles convidam as pessoas a sair, se encontrarem na praça, se divertirem juntas, e por isso agradeceu as pessoas presentes.

E concluiu: “e agradeço-lhes porque, afinal, vocês nos lembram que não fomos feitos apenas para trabalhar, mas também para a festa, e Deus se alegra quando celebramos juntos como irmãos na simplicidade”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo