Acordo China/Santa Sé

Papa Francisco nomeia bispo de Hankou/Wuhan, na China

É o sexto bispo nomeado pelo Papa Francisco sob o Acordo Provisório entre a Santa Sé e a China

Da redação, com Vatican News

Acordo entre China e Santa Sé foi assinado em 2018./Fotos: CNA e Unsplash

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé,  Matteo Bruni, fez uma comunicação em mérito à ordenação episcopal do Bispo de Hankou/Wuhan na China.

Ao responder as perguntas dos jornalistas, o Diretor da Sala de Imprensa afirmou: “Posso confirmar que hoje, quarta-feira, 8 de setembro de 2021, em Wuhan, Província de Hubei da China, ocorreu a ordenação episcopal do Rev. Francisco Cui Qingqi, O.F.M., nomeado pelo Santo Padre como Bispo de Hankou/Wuhan, em 23 de junho de 2021. Trata-se do sexto Bispo chinês nomeado e ordenado segundo as normas do Acordo Provisório sobre a Nomeação de Bispos na China”.

O Acordo Provisório foi assinado em Pequim em 22 de setembro de 2018 por representantes da Santa Sé e da China com a esperança compartilhada de promover um caminho de diálogo institucional e contribuir positivamente para a vida da Igreja Católica na China, o bem do povo chinês e a paz no mundo.

Renovado por mais dois anos em 2020, o Acordo não diz respeito diretamente às relações diplomáticas entre a Santa Sé e a China, nem ao status legal da Igreja Católica chinesa ou às relações entre o clero e as autoridades do país, mas exclusivamente ao processo de nomeação de bispos, com o objetivo pastoral de permitir que os fiéis católicos tenham bispos que estejam em plena comunhão com o Sucessor de Pedro e, ao mesmo tempo, sejam reconhecidos pelas autoridades da República Popular da China.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo