A famílias enlutadas

Papa Francisco: "nas trevas, o Senhor está perto de nós"

Papa Francisco recebeu em audiência famílias dos mineiros poloneses que morreram nas minas de carvão em 2022; Polônia, que depende do carvão para aproximadamente 70% de sua energia, sofreu vários acidentes em minas nos últimos anos

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Papa recebe as famílias dos mineiros poloneses mortos em abril do ano passado / Foto: Vatican Media/IPA/Sipa USA via Reuters Connect

Na manhã desta sexta-feira, 24, o Papa Francisco recebeu em audiência, no Palácio Apostólico do Vaticano, as famílias dos mineiros poloneses que morreram nas minas de carvão em 20 e 23 de abril do ano passado. O Santo Padre cumprimentou brevemente os participantes e os abençoou: “Na escuridão, o Senhor está próximo. Não sabemos como, mas Ele está próximo”, disse ele. 

Francisco agradeceu pela visita e mostrou-se sem palavras diante do sofrimento das famílias. “Na sua frente, não sei o que dizer. O silêncio é compassivo. Perder um marido, um pai em um acidente desse, é feio. E também o fato de que alguns estão enterrados lá, nas minas…”. E acrescentou: “Apenas dizer que estou perto de vocês, tão perto, com a proximidade do meu coração, e rezo com vocês nesta situação muito difícil.”

Francisco também falou sobre a oração nestes momentos difíceis. Explicou que existe o silêncio dos mortos e o silêncio de Deus e esse silêncio às vezes causa raiva. Mas não se deve temer as reações de insatisfação diante do silêncio de Deus. 

“Não tenha medo. Essa raiva é uma oração. É um dos ‘porquês?’ que repetimos continuamente nestas situações. E a resposta é: ‘Nas trevas, o Senhor está perto de nós. Não sabemos como, mas está perto de nós’”. E concluiu: “Também eu rezo em silêncio, e dou-vos a minha bênção.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo