Dia Mundial dos Professores

Papa Francisco manifesta proximidade e gratidão a todos os professores

Dia Mundial dos Professores foi recordado pelo Pontífice durante discurso nesta terça-feira, 5, no Vaticano, no Encontro “Religiões e Educação: Pacto Educacional Global”

Da redação, com Vatican News

Papa Francisco /Foto: Daniel Ibanez – CNA

“Hoje, no Dia Mundial dos Professores instituído pela UNESCO, queremos como representantes das religiões manifestar a nossa proximidade e gratidão a todos os professores e, ao mesmo tempo, a nossa solicitude pela educação”.

Foi o que disse o Papa Francisco em seu discurso desta terça-feira, 5, na Sala Clementina, no Vaticano, no Encontro “Religiões e Educação: Pacto Educativo Global”. Pela primeira vez, representantes das religiões se encontraram para partilhar seu compromisso em âmbito educacional.

Leia também
.: Ser professor é um dom e uma missão

O Santo Padre lembrou que, há dois anos – no dia 12 de setembro de 2019 –, dirigiu um apelo a todos aqueles que intervêm, por variados títulos, no campo da educação para “dialogar sobre o modo como estamos construindo o futuro do planeta e sobre a necessidade de investir os talentos de todos”, porque “toda a mudança precisa duma caminhada educativa para fazer amadurecer uma nova solidariedade universal e uma sociedade mais acolhedora”.

Renovar a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva

Francisco explicou que, com esta finalidade, promoveu a iniciativa de um Pacto Educativo Global, “para reavivar o compromisso em prol e com as novas gerações, renovando a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva, capaz de escuta paciente, diálogo construtivo e mútua compreensão”.

O convite é para “unir esforços numa ampla aliança educativa para formar pessoas maduras, capazes de superar fragmentações e contrastes e reconstruir o tecido das relações em ordem a uma humanidade mais fraterna”.

O Pontífice lembrou que o princípio fundamental “conhece-te a ti mesmo” orientou sempre a educação, mas é necessário não descurar outros princípios essenciais: “conhece o teu irmão”, a fim de educar para o acolhimento do outro; “conhece a criação”, a fim de educar para o cuidado da casa comum; e “conhece o Transcendente”, a fim de educar para o grande mistério da vida.

Religiões sempre tiveram relação estreita com a educação

“Temos a peito uma formação integral que se resume no conhecer-se a si mesmo, ao próprio irmão, à criação e ao Transcendente. Não podemos esconder às novas gerações as verdades que dão sentido à vida.”

O Papa frisou ainda que as religiões sempre tiveram uma relação estreita com a educação, acompanhando as atividades religiosas com as educativas, escolares e acadêmicas.

“Como no passado – acrescentou -, também hoje queremos, com a sabedoria e a humanidade das nossas tradições religiosas, ser estímulo para uma renovada ação educativa que possa fazer crescer no mundo a fraternidade universal.”

Educar as novas gerações para uma convivência pacífica

“Se, no passado, as diferenças nos puseram em contraposição, hoje vemos nelas a riqueza de caminhos diversos para chegar a Deus e educar as novas gerações para uma convivência pacífica no respeito mútuo.”

Por conseguinte, observou o Santo Padre, “a educação compromete-nos a jamais usar o nome de Deus para justificar a violência e o ódio contra outras tradições religiosas, a condenar toda a forma de fanatismo e fundamentalismo, e a defender o direito de cada um escolher e agir segundo a própria consciência”.

Leia mais:
.: Ser professor é um ato de amor
.: Qual a missão do professor?
.: Educar não é tarefa exclusiva do Estado
.: Como os pais podem auxiliar na alfabetização dos filhos

Ensinar novas gerações a acolher a todos sem discriminações

“Se, no passado, mesmo em nome da religião, discriminaram as minorias étnicas, culturais, políticas e outras, hoje queremos ser defensores da identidade e dignidade de toda pessoa e ensinar as novas gerações a acolherem todos sem discriminações.”

Segundo o Papa, a  educação incentiva homens e mulheres a acolher o outro como ele é. “Não como eu quero que seja, como é e sem julgar nem condenar ninguém.”

Ensinar às novas gerações a ser voz dos que não têm voz

Se, no passado, os direitos das mulheres, dos menores e dos mais frágeis nem sempre foram respeitados, hoje Francisco pede o comprometimento de todos para os defender com firmeza e ensinar às novas gerações a ser voz dos que não têm voz. “A educação insta-nos a rejeitar e denunciar toda a violação da integridade física e moral de cada um.”

“Se, no passado, toleramos a exploração e o saque da nossa casa comum, hoje, mais conscientes do nosso papel de guardiões da criação que nos foi confiada por Deus, queremos ser voz da natureza que clama pela sua sobrevivência e formar as novas gerações para um estilo de vida mais sóbrio e ecossustentável”, continuou ainda o Papa.

Por fim, o Pontífice afirmou: “A educação compromete-nos a amar a nossa mãe-terra e a evitar o desperdício de alimentos e recursos, bem como a partilhar mais os bens que Deus nos deu para a vida de todos”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo