Telegrama de pesar

Papa Francisco lamenta morte do Cardeal Cornelius Sim

Cardeal Cornelius Sim morreu neste sábado em Taiwan depois de lutar contra uma grave doença

Da Redação, com Boletim da Santa Sé e Vatican News

Dom Cornelius Sim / Foto: Reprodução Youtube

Faleceu neste sábado, 29, aos 69 anos, o vigário apostólico de Brunei, Cardeal Cornelius Sim. O Papa Francisco expressou seu pesar pelo falecimento em um telegrama enviado ao delegado apostólico de Brunei, Wojciech Załuski.

O Santo Padre enviou as condolências ao clero, religiosos e leigos do vicariato. “Com gratidão pelo testemunho fiel do Cardeal Sim ao Evangelho, seu serviço generoso à Igreja em Brunei e à Santa Sé, uno-me aos fiéis na oração por seu descanso eterno”. Ao final da mensagem, concedeu a bênção apostólica como sinal de consolação e paz em Jesus.

Segundo o Portal Vatican News, o Cardeal Sim estava internado em um hospital em Taiwan desde o dia 8 de maio e lutava contra uma grave doença. Ele foi um dos 13 cardeais criados pelo Papa no último consistório, realizado em novembro passado. Por causa da covid-19, ele não pôde participar presencialmente da cerimônia.

Leia também
.: Papa recebe presente mariano do novo cardeal Cornelius Sim

Brunei é considerada a menor diocese da Ásia. São apenas três padres e 21 mil fiéis diante de uma população de quase 430 mil habitantes.

A biografia do cardeal Cornelius

O cardeal Cornelius Sim nasceu em 16 de setembro de 1951 em Seria, Brunei. Graduado em engenharia na Escócia, fez especialização em Teologia nos Estados Unidos. Ele foi ordenado sacerdote em 1989, nomeado vigário geral de Brunei em 1995, prefeito apostólico em 1997 e vigário apostólico em 2004.

Com 69 anos, o bispo foi o segundo cardeal da Conferência Episcopal Católica da Malásia, Cingapura e Brunei, depois de Dom Anthony Soter Fernandez, arcebispo emérito de Kuala Lumpur, Malásia, falecido em 28 de outubro de 2020 aos 88 anos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo