Solidariedade

Papa Francisco doa respiradores e máscaras para a Colômbia

Material médico e cirúrgico foi enviado por meio da Nunciatura Apostólica

Da redação, com Vatican News

Foto: Vatican Media

Colômbia recebe do Papa doação de respiradores e máscaras. Francisco enviou os materiais por meio da Nunciatura Apostólica. A doação foi destinada para o tratamento de pacientes infectados com o vírus.

No total foram doados quatro respiradores, várias máscaras de proteção e cerca de 200 óculos de proteção. A informação é do site da Conferência Episcopal da Colômbia.

Distribuição

O núncio apostólico, Dom Luis Mariano Montemayor, enviou os presentes do Papa a algumas áreas do país particularmente afetadas pela pandemia. Eles serão utilizados na assistência dos necessitados.

Com a ajuda da Força Aérea Colombiana e em colaboração com o Ordinariato Militar da Colômbia, todo o material médico foi entregue ao bispo de Quibdó, Dom Juan Carlos Barreto Barreto.

Os centros de assistência hospitalar da cidade, isto é, o Hospital São Francisco de Assis e a Clínica Santiago receberam materiais.

Nota

“Este gesto se soma à preocupação contínua do Papa Francisco pela Colômbia em muitas áreas, expressando sua atenção a todas as Igrejas”. É o que afirmaram os bispos em uma nota, reiterando a gratidão e o carinho pelo Pontífice.

Não é a primeira vez que o Papa faz gestos concretos. O Santo Padre enviou doações para países em dificuldades devido à emergência sanitária.

Há exatamente um ano, no dia de seu onomástico (festa de São Jorge mártir, 23 de abril), o Santo Padre doou respiradores e suprimentos médicos para os hospitais na Itália, Espanha e Romênia, seriamente atingidos pela pandemia.

Também em 2020, a Santa Sé havia anunciado a compra de trinta respiradores para atender as necessidades de vários hospitais.

Os aparelhos foram entregues na cidade romena de Suceava, um foco de contágios, no hospital de Lecce, na Apúlia, e outros três na capital espanhola, Madri.

Para médicos e enfermeiros, Francisco havia enviado máscaras, óculos de proteção e macacões, para uso nas Unidades de Terapias Intensivas.

A distribuição foi administrada pela Esmolaria Apostólica liderada pelo cardeal Konrad Krajewski, que entregou pessoalmente os presentes do Papa à Puglia e Nápoles.

Brasil

Também no ano passado, o Papa Francisco entregou doações para o Brasil. Dezoito ventiladores Draeger foram enviados para terapia intensiva. Seis scanners de ultrassom portátil Fuji também foram entregues ao país.

O envio de equipamentos médicos para o Brasil foi possível graças ao esforço da associação “Hope onlus”.  A organização sem fins lucrativos também providenciou o procedimento de transporte e instalação em hospitais individuais.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo