Angelus

Papa Francisco destaca Dia Mundial das Doenças Raras

“… que os pacientes e as suas famílias sejam adequadamente ajudados”, pediu o Papa Francisco durante a oração do Angelus, neste domingo

Da redação, com Agência Ecclesia

O Papa Francisco uniu-se, neste domingo, 26, no Vaticano, ao Dia Mundial das Doenças Raras, que se celebra no último dia de fevereiro, e pediu apoio para os doentes e suas famílias.

“Desejo que os pacientes e as suas famílias sejam adequadamente ajudados, neste percurso que não é fácil, tanto a nível médico como legislativo”, disse, perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro para a recitação do Angelus.

Em novembro de 2016, Francisco afirmou a prioridade de estar junto das pessoas afetadas por doenças “raras e descuidadas”.

Numa mensagem enviada aos participantes na XXXI Conferência Internacional promovida pelo Conselho Pontifício para a Pastoral da Saúde, sobre o tema ‘Por uma cultura da saúde acolhedora e solidária ao serviço das pessoas afetada por doenças raras e descuidadas’, o Papa disse que não basta o “estudo científico”:

“Juntamente com o estudo científico e técnico, é crucial a determinação e o testemunho de quem se compromete com as periferias não só existenciais, mas também assistenciais do mundo, como com frequência é o caso das doenças raras e descuidadas”, sublinhou então.

Cerca de 400 milhões de pessoas sofrem em todo o mundo de doenças raras e 1000 milhões de doenças descuidadas, na maioria “de natureza infecciosa e difundidas entre as populações mais pobres do mundo”.

Antes, a 29 de abril, Francisco tinha destacado no Vaticano a necessidade de “investir” mais na busca de soluções para as doenças raras e degenerativas, durante um encontro com participantes de um congresso internacional dedicado a estes temas.

Na sua intervenção, o Papa salientou que apesar de as doenças raras afetarem milhares de pessoas em todo o mundo, prevalece muitas vezes “uma economia de exclusão e iniquidade”, que “semeia vítimas quando o lucro prevalece sobre o valor da vida humana”.

O Dia Mundial das Doenças Raras, marcado desde 2008 no último dia do mês de fevereiro, foi definido pela Eurordis, uma aliança não-governamental de associações de doentes.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo