Rosário

Saiba mais sobre a importância da oração do Rosário

Oração simples que contém um profundo significado espiritual que merece ser redescoberto; diz padre 

Nathália Cassiano

Da Redação 

Foto: Myriams-Fotos por Pixabay

Neste mês de Maio, o Papa Francisco convidou os católicos de todo o mundo a rezar diariamente o santo terço pela paz. Esta simples oração, nasce do coração generoso do povo de Deus e contém um profundo significado espiritual que merece ser redescoberto.

Meditar os mistérios de Jesus gera humildade  

Segundo o Padre da Comunidade Doce Mãe de Deus André Anselmo, a oração do Santo Rosário é uma oração cristocêntrica ou seja Cristo no centro. Através do santo terço, os mistérios da vida de Jesus são meditados sob o olhar da Virgem Maria.

“Cada ave maria contemplando o mistério rezado contempla-se a face do filho Jesus com o olhar de mãe”, explicou.

O sacerdote continua dizendo que o terço sempre foi a oração dos mais simples e pequenos. Porém, isso não quer dizer que seja uma oração exclusiva dos pobres e dos iletrados, mas de todos os que desejam fazer-se humildes diante da presença de Deus. 

“Os maiores frutos através desta simples oração são a humildade e o poder da contemplação, poder estar em silêncio diante do mistério, recitando cada ave maria com amor, isto gera em cada um de nós um caminho de conversão”, afirmou o sacerdote.

Arma de conversão 

Padre André, relata que a tradição de São Domingos de Gusmão, foi enviada pelo Papa Gregório IX (1227-1241), para converter os hereges cátaros na França. Durante aquele momento recebeu a visita de Nossa Senhora, que lhe apresentou o Rosário como a arma para a conversão dos hereges. São Domingos caminhava rezando o Rosário e pregando a sã doutrina da fé.

O sacerdote diz que os Papas valorizam e recomendam , vivamente, a oração do Rosário, especialmente os últimos papas, sobretudo a partir das aparições em Fátima (1917). Em Fátima, Nossa Senhora pediu aos pastorinhos que se rezasse o terço todos os dias.

Como surgiu o Rosário 

A origem do Rosário, segundo a tradição, está no costume dos antigos monges, que faziam suas preces com o uso dos dedos das mãos ou mediante pedrinhas ou grãos. Na Idade Média (séculos X-XII), os fiéis costumavam rezar vários “Pais-Nossos” ou várias “Ave-Marias” consecutivos, quando não conseguiam recitar os 150 Salmos. 

Essa prática foi crescendo e regulamentando aos poucos, chegando a sua forma atual no século XVI sob o Papa São Pio V (1566-1572), dominicano. Foi esse Pontífice quem determinou tanto o número de “Pai-Nosso” e “Ave-Maria” como o teor dos mistérios que os devem acompanhar.

Testemunhos do santo Rosário 

Me chamo Catarina Salete Simões, da Paróquia de São Sebastião, cidade de Passa Quatro (MG). Comecei a rezar o terço desde pequena, por causa do meu pai. Eu sempre vi meu pai rezando todos os dias e em todo lugar, indo pro trabalho, no intervalo do almoço, depois em família, ele nos ensinou a amar Nossa Senhora e a ser fiel ao rosário diário. Dizia que não pedia muito de nós, mas só que fossemos fiéis ao rosário. E desde então trago comigo essa devoção, não deixando de rezar o terço todos os dias.

A presença de Nossa Senhora em minha vida é discreta e concreta, sinto que ela está comigo nas decisões importantes de minha vida. Mesmo quando é mais difícil parar para rezar por conta da correria, ando sempre com meu terço e me coloco diante d’Ela e percebo sua manifestação no meu dia a dia.

Posso dizer que através da oração do terço eu me aproximei mais de Jesus, porque Maria nos leva a seu filho Jesus. Cresci na minha fé, e pude ver em situações concretas do dia a dia, a Mãe sempre estava presente, me guiando, me ajudando a tomar as decisões, cuidando. De forma concreta percebo seu cuidado e sua presença me conduzindo.

Outro testemunho, é o da Vitória Ferreira Guedes, Baependi (MG), Paróquia Santa Maria. Venho de uma família católica, aprendi com meus pais a rezar o santo terço. Me lembro, quando criança, que sempre nos reunimos para rezar o terço juntos.

Tenho um enorme carinho pela Virgem Maria, em especial, sob o título de Nossa Senhora do Carmo. Então, através do terço sei que posso unir o meu coração ao de Nossa Senhora do Carmo e, com ela, fazer meus pedidos e agradecimentos a Deus.

O terço tem diversos benefícios no meu cotidiano: quando estou feliz, as Ave-Marias são uma forma de agradecer a Deus; quando não entendo determinado acontecimento, o terço me conforta através confiança no Senhor, quando não estou com vontade de rezar, o santo terço é remédio para minha falta de fé.

Dentre tantas graças recebidas através da meditação do santo terço, destaco a paciência em esperar os desejos de Deus porque, muitas vezes, quero fazer tudo no meu tempo. Então, através do terço, eu entrego as angústias e sonhos nas mãos de Maria e confio que ela levará as minhas preces ao seu filho Jesus.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo