Encontro

Papa Francisco à Comunidade Emmanuel: “Deus mostra o caminho"

“Estar com Cristo e estar com os irmãos em dificuldade”, pediu o Papa aos membros da Comunidade Emmanuel

Da redação, com Vatican News

Papa e voluntários da Comunidade Emmanuel/ Foto: Vatican Media

Os membros da Comunidade Emmanuel, guiada pelo padre Mario Marafioti, foram recebidos em audiência pelo Papa Francisco nesta quinta-feira, 26. A comunidade é uma obra de caridade da Igreja que busca a reabilitação de dependências e neste ano completa 40 anos da fundação. O Santo Padre iniciou seu discurso agradecendo o trabalho realizado em todos estes anos: “Agradeço como vocês fizeram, ou seja, alimentando sempre o ‘fazer’ com o ‘ser’ que vem da linfa da Palavra de Deus, dos momentos de retiro e de fraternidade”.

Leia também
.: “É preciso confiar em Deus”, afirma Papa Francisco em audiência
.: O único caminho para seguir Deus é o da fidelidade, ensina Papa

Em seguida, Francisco recordou: “Agradeço a Deus, com vocês, por este caminho. É Ele, com o Seu Espírito, que inspira as escolhas e dá força para realizá-las; é Ele que dá amor para servir os irmãos com compaixão, com proximidade, com gratuidade”. O Papa conclui: “A obra não é sua, mas é de Deus”. Ao confirmar o caminho principal a ser seguido no trabalho da comunidade, o Pontífice afirmou: “É o do duplo estar, estar com Cristo e estar com os irmãos em dificuldade. Essa é a chave”.

Papa e membros da Comunidade Emmanuel/ Foto: Vatican Media

“É um caminho indicado pelo próprio nome da comunidade: Emanuel. Deus nos mostra este caminho: Ele, que é Amor, é Deus-conosco. E não como uma ideia, ou pior, uma ideologia, mas como uma vida, a vida de Jesus. É Ele Emanuel, Deus-conosco, que testemunhou o amor do Pai compartilhando até o fim a nossa condição humana”, destacou.  A partir desta fonte – continua o Pontífice – pode-se beber a água viva para ir adiante. Francisco citou as motivações de tal gesto:

“Para não se deixar roubar a alegria, a esperança, a coragem de doar-se; para estar juntos sem ferir-se mutuamente; para lançar novas redes depois das desilusões e fracassos; para continuar a trabalhar com alegria mesmo com dificuldade e cansaço; para permanecer fiel ao espírito originário da vocação e da missão”.

Por fim, o Papa agradeceu a visita de todos explicando que para ele sempre “é um dom e uma consolação encontrar comunidades que procuram viver a alegria do Evangelho”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo