Óbolo de São Pedro

Papa faz doação para subsistência dos migrantes centro-americanos

Milhares de migrantes da América Central estão bloqueados na fronteira do México, na esperança de ingressarem nos EUA

Da redação, com Vatican News

O Papa Francisco, através do Óbolo de São Pedro, enviou 500 mil dólares para a subsistência dos migrantes centro-americanos, bloqueados na fronteira com o México, na esperança de entrar nos Estados Unidos. Com a diminuição das ajudas, aumentaram as necessidades das condições mais básicas para sua sobrevivência. Dioceses locais e Congregações religiosas dão refúgio às milhares de pessoas em suas estruturas.

Esta oferta – segundo o comunicado do Óbolo de São Pedro – será distribuída entre os 27 projetos das 16 dioceses e Congregações religiosas mexicanas, que pediram ajuda para continuar a dar assistência aos migrantes mediante hospedagem, alimentação e meios de primeira necessidade.

Ainda de acordo com o comunicado, nos últimos meses milhares de migrantes chegaram ao México, percorrendo mais de 4 mil quilômetros a pé ou em veículos improvisados, provenientes ​​de Honduras, El Salvador e Guatemala: “Homens e mulheres, com seus filhos pequenos, fogem da pobreza e da violência de seus países, na esperança de uma vida melhor nos Estados Unidos. Mas a fronteira norte-americana continua fechada”.

“Em 2018 seis caravanas de migrantes, num total de 75 mil pessoas, entraram no México, prelúdio da chegada de outros grupos. Mas todos, até agora, ficaram bloqueados na fronteira, por não poderem passar para o lado dos Estados Unidos, ficando assim sem teto e alimentação. Milhares de migrantes são acolhidos pela Igreja Católica, abrigados em hotéis ou em sedes de dioceses ou de Congregações religiosas, e recebem o necessário para sobreviver. Com o tempo, a cobertura midiática desta emergência foi diminuindo e, como consequência, também as ajudas do governo e de indivíduos”, diz o comunicado.

Dos 27 projetos de assistência aos migrantes, 13 foram aprovados pelas dioceses mexicanas e pelos religiosos e religiosas. Os demais 14 projetos devem ainda ser avaliados, porque é necessário contabilizar e regulamentar o uso transparente dos recursos. “Graças a esses projetos, à caridade cristã e à solidariedade – conclui o comunicado vaticano – os bispos mexicanos prestam ajuda aos milhares de migrantes”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo