1 ano da explosão

Papa faz apelo pelo Líbano: gestos concretos para a ressurreição do país

Papa recordou a explosão na capital do Líbano, há um ano, e pediu gestos concretos da comunidade internacional para ajudar o país

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Explosão na zona portuária do Líbano deixou mortos e feriados / Foto: Mohamed Azakir – Reuters

O Papa Francisco recordou nesta quarta-feira, 4, o primeiro ano da tragédia no Líbano. Em 4 de agosto de 2020, uma explosão no porto de Beirute devastou a capital, deixando mais de 200 mortos. Após a catequese de hoje, o Papa fez um apelo pelo país.

A tragédia causou mortes e destruição. Francisco pensa no Líbano, sobretudo nas vítimas e em suas famílias, em tantos feridos. Muitos perderam casa e trabalho e até mesmo a ilusão de viver.

Leia também
.: Beirute luta para curar feridas um ano após explosão em porto

O Papa mencionou em seu apelo o Dia de Oração e Reflexão pelo Líbano, realizado em 1° de julho passado. Líderes religiosos cristãos se reuniram com ele o Vaticano, refletindo sobre as expectativas do povo libanês, cansado e desiludido. Juntos, rezaram invocando a Deus a luz de esperança para superar a crise.

Leia também
.: Que o Líbano volte a irradiar a luz da paz, pede Papa

“Hoje, faço apelo também à comunidade internacional, pedindo para ajudar o Líbano a realizar um caminho de ressurreição, com gestos concretos, não somente com palavras, mas com gestos concretos. Desejo, neste sentido, que seja frutuosa a Conferência que está sendo realizada, promovida pela França e pelas Nações Unidas”.

O Líbano passa por uma crise econômica, social e política desde 2019. Isso levou grande parte da população a viver em extrema pobreza. No ano passado, a explosão foi mais um grande choque para a nação, além da pandemia de coronavírus.

“Queridos Libaneses, o meu desejo de visitar vocês é grande e não me canso de rezar por vocês, para que o Líbano volte a ser uma mensagem de fraternidade, uma mensagem de paz para todo o Oriente Médio”, concluiu o Pontífice.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo