No Vaticano

Papa fala a pequeno grupo de atletas e reitera valores do esporte

Santo Padre se encontrou com pequeno grupo de atletas que participariam de um evento internacional, suspenso devido à pandemia

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Papa reunido com pequeno grupo de atletas nesta manhã / Foto: Vatican Media

Na manhã desta quarta-feira, 20, o Papa Francisco recebeu uma pequena representação de atletas que participariam do encontro internacional “We Run Together – Simul Currebant”. O encontro estava previsto para 21 de maio, mas foi suspenso por causa da situação internacional de saúde.

Francisco agradeceu aos presentes pelo trabalho que fazem, por darem algo de si para ajudar os outros, destacando que essa atitude é humana e grandiosa. “Vocês dão beleza aos outros, a beleza do esporte. Isso é uma coisa importante: entender como dar beleza. Isso ajuda, porque o que vocês estão fazendo não é um exercício, digamos assim, de prática de velocidade ou de jogos, não. É verdade, mas é algo mais. É dar aos outros. É aquele lema da associação que é tão importante: vocês não ficam separados dos outros, “You run together”, vocês correm juntos, juntos”.

O Santo Padre recordou ainda aos atletas o trecho do Evangelho em que os dois discípulos correm ao sepulcro de Jesus na manhã da Ressurreição: primeiro chega o mais jovem (João) e o mais velho (Pedro) fica para trás. “Mas sempre há o respeito de esperar o outro”. Ele mencionou ainda uma antiga regra medieval para os peregrinos: andar ao lado daquele que é mais frágil, que caminha mais devagar. “Isso é algo belo que nós devemos aprender, como humanidade: andar no passo das pessoas que têm um outro ritmo ou ao menos considerá-las e integrá-las no nosso passo”.

Após essas breves palavras, o Papa leu um discurso, que deixou como uma mensagem a toda as associações e atletas. “Amanhã, não se poderá correr com as pernas, mas se poderá correr com o coração. A ‘alma’ deste encontro internacional inclusivo é solidária: correr juntos”.

Os atletas que se inscreveram para o evento colocarão à disposição alguns objetos e experiências esportivas para uma iniciativa beneficente. Todo o arrecadado será para o pessoal de saúde dos hospitais “Papa João XXIII” de Bergamo e para a Fundação Poliambulanza, de Brescia, ambos símbolos da luta contra a pandemia que atingiu todo o planeta.

“É uma iniciativa para ajudar os enfermeiros e funcionários do hospital e agradecer-lhes . São heróis! Estão todos vivendo a sua profissão como uma vocação, heroicamente, arriscando a própria vida para salvar os outros”, disse Francisco.

O Papa também falou de sua satisfação pelo fato de que a iniciativa tenha sido promovida pela Athletica Vaticana, uma realidade que testemunha concretamente a face solidária do esporte. “O primeiro gesto da Athletica Vaticana foi o de acolher como atletas de honra alguns jovens migrantes e uma criança com uma grave doença neurodegenerativa”.

Também organizaram a iniciativa o grupo esportivo Fiamme Gialle, o Pátio dos Gentios, estrutura do Pontifício Conselho da Cultura que promove o encontro e diálogo entre crentes e não crentes, e o Comitê Regional Fidal-Lazio.

“Encorajo-vos, queridos amigos e queridos amigos do esporte, a viverem sempre mais a paixão de vocês como uma experiência de unidade e de solidariedade. Propriamente os verdadeiros valores do esporte são particularmente importantes para enfrentar esse tempo de pandemia e, sobretudo, o difícil recomeço”, concluiu Francisco.

Esse encontro internacional que seria realizado amanhã iria reunir campeões olímpicos e atletas paraolímpicos, com deficiência metal, refugiados, migrantes e presos. “Todos juntos e com igual dignidade”, destacou o Papa, dando testemunho do esporte como uma “ponte” que une homens e mulheres de religiões e culturas diferentes, promovendo inclusão, amizade, solidariedade e educação.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo