Pesar e oração

Papa expressa proximidade às vítimas do terremoto na Albânia

Ao menos 23 pessoas morreram no terremoto que atingiu a Albânia na madrugada de terça-feira; governo decretou luto nacional

Da Redação, com Vatican News

Socorrista trabalha em operação de resgate após terremoto na Albânia / Foto; Reprodução Reuters

O Papa Francisco expressou a sua proximidade às vítimas do terremoto ocorrido na Albânia na madrugada desta terça-feira, 26. Ao menos 23 pessoas morreram e 600 ficaram feridas no terremoto de 6,4 graus na Escala Richter.

Ao final da catequese desta quarta-feira, 27, o Pontífice

“A Albânia foi o primeiro país da Europa que eu quis visitar. Sou próximo às vítimas, rezo pelos falecidos, pelos feridos, pelas famílias. Que o Senhor abençoe este povo ao qual quero tão bem”, disse o Santo Padre ao final da catequese desta quarta-feira, 27.

Também através de um telegrama enviado ao presidente da República da Albânia, Ilir Meta, e aos familiares das vítimas, o Santo Padre expressou seu mais sincero pesar por aqueles que morreram em consequência do terremoto.

“Encomendando as almas dos falecidos à misericórdia de Deus, asseguro aos feridos e a todos os atingidos por esse desastre minha proximidade em oração”, diz a mensagem assinada pelo secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin

Já às equipes de emergência e aos esforços realizados nas operações de socorro, Papa Francisco invoca bênçãos de fortaleza e confia o povo da Albânia à Providência amorosa de Deus.

Dia de Luto Nacional

Subiu para 23 o número de vítimas do desastre, com epicentro no Mar Adriático, a 10 km da cidade portuária de Durazzo, a mais atingida. Mas a maior parte das vítimas são da cidade de Durres, a 40 km a oeste da capital Tirana.

Abalos secundários, que chegaram a atingir 5,4 graus, ocorreram ao longo de todo o dia. O último, de 4,7 graus, foi sentido às 18h19, hora local. Há dezenas de desaparecidos e equipes de socorro trabalharam durante toda a noite em busca de sobreviventes em meio aos escombros.

A população foi obrigada a abandonar apartamentos e casas e dormir em ginásios, abrigadas em tendas e mesmo a céu aberto, protegidos por cobertores. Para esta quarta-feira, o governo albanês decretou Dia de Luto Nacional. As escolas permanecem fechadas.

As autoridades enviaram 2 mil militares e 1.900 agentes de polícia, além de dezenas de equipes médicas, às áreas afetadas. Também chega ajuda de países estrangeiros, como Itália e Estados Unidos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo