Falecimento

Papa expressa pesar pela morte do cardeal Grocholewski

Cardeal Zenon Grocholewski faleceu nesta sexta-feira, aos 81 anos; exéquias serão neste sábado, 18

Da Redação, com Vatican News

Em telegrama enviado ao sr. Wladislaw Grocholewski (Poznán, Polônia), o Papa Francisco expressou pesar pela morte do seu irmão, o Cardeal Zenon Grocholewski. Ele faleceu nesta sexta-feira, 17, aos 81 anos.

“Ao saber da notícia da morte de seu amado irmão, o cardeal Zenon Grocholewski, desejo expressar, ao senhor e aos seus familiares, minha proximidade pelo luto que afetou aqueles que conheceram e estimaram o purpurado”,escreve o Papa.

Francisco recorda com gratidão, na mensagem, o benemérito trabalho realizado pelo cardeal, quer como apreciado docente de Direito Canônico nas Pontifícias universidades Gregoriana e Lateranense, quer como autor de numerosas publicações científicas.

O Papa lembra ainda a dedicação do cardeal a serviço da Santa Sé, inicialmente como secretário e prefeito do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, e mais tarde na qualidade de prefeito da Congregação para a Educação Católica. “Em tais âmbitos, ele deu testemunho de zelo sacerdotal, de fidelidade ao Evangelho e de edificação da Igreja”.

“Enquanto elevo minha oração ao Senhor Jesus, para que ele dê ao cardeal falecido o prêmio eterno prometido a seus discípulos, envio ao senhor e àqueles que choram sua partida a Bênção Apostólica”, disse o Papa ao concluir sua mensagem de condolências.

Com o falecimento do cardeal Grocholewski, o Colégio Cardinalício passa a ser composto por 221 purpurados, sendo 122 eleitores e 99 não eleitores.

Exéquias

O Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias informa que as Exéquias do cardeal serão realizadas no sábado, 18 de julho, às 11 horas (horário local), no Altar da Cátedra da Basílica de São Pedro, presididas pelo cardeal Leonardo Sandri, vice-decano do Colégio cardinalício, juntamente com os demais cardeais presentes.

Ao final da Celebração Eucarística, o Santo Padre preside o rito da Ultima Commendatio e della Valedictio.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo