Capítulo Geral

Papa exorta religiosas a serem discípulas da esperança

Papa recebeu hoje em audiência religiosas da Congregação de Nossa Senhora, Cônegas de Santo Agostinho

Da Redação, com Vatican News

O Papa Francisco recebeu na manhã de segunda-feira, 24, as religiosas participantes do capítulo geral da Congregação de Nossa Senhora, Cônegas de Santo Agostinho, dedicadas particularmente à educação.

Francisco manifestou sua proximidade espiritual a todas as irmãs da congregação presentes em vários países. Ao começar a discursar sobre o carisma educacional a serviço das novas gerações e famílias, mencionou o desafio da formação e educação da pessoa humana. “Em fidelidade às intuições evangélicas de seus fundadores, São Pedro Fourrier e a Beata Alix Le Clerc, vocês estão comprometidas com a educação popular, uma educação na fé, uma educação à justiça e proximidade com os pobres”.

O Pacto Educativo da Congregação

Ao abordar o tema do Capítulo, o Santo Padre destacou que o Pacto Educativo da Congregação é um forte convite para refletir sobre as novas maneiras possíveis de alcançar os jovens em sua vida diária. E isso visando a contribuir para se desenvolvimento integral. 

Recordando as palavras da Fratelli tutti, Francisco pediu que, diante dos desafios e perigos que assolam os jovens, seu compromisso e entusiasmo, forjados no poder do Evangelho, lhes devolva o gosto pela vida e o desejo de construir uma sociedade digna desse nome. 

“Conto com vocês e confio em vocês, a Igreja confia em vocês. Com suas palavras, suas ações e seu testemunho, vocês enviam uma forte mensagem ao mundo que rejeita os vulneráveis.”

A educação é um ato de esperança 

O Papa lembrou ainda que educar é um ato de esperança. É um convite a cada um para coparticipar e transformar a lógica estéril e paralisante da indiferença em uma lógica diferente. 

Por fim, pediu às religiosas que não esqueçam as pessoas,  particularmente os jovens que se encontram em isolamento por causa da pandemia. “Deve ser privilegiada a linguagem da proximidade, a linguagem do amor desinteressado, relacional e existencial que toca o coração, alcança a vida, desperta esperança e desejos”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo