Determinação

Papa exorta a esforço conjunto para combater violência contra menores

Francisco destacou que é preciso empenho para combater até o fim e de todas as formas, a violência contra milhões de menores em todo o mundo

VaticanNews

Após rezar o Angelus, o Papa Francisco falou do Encontro concluído neste domingo, 24, no Vaticano, que tratou do tema da proteção dos menores:

“Queridos irmãos e irmãs

Esta manhã, concluiu-se aqui no Vaticano  um Encontro muito importante sobre o tema da Proteção dos Menores. Foram convocados os patriarcas, presidentes de todas as Conferências Episcopais, os líderes das Igrejas Orientais Católicas, os representantes dos Superiores das Congregações religiosas e vários dos meus colaboradores da Cúria Romana.

Como vocês sabem, o problema dos abusos sexuais contra menores por parte de membros clero, suscitou há tempos grave escândalo na Igreja e na opinião pública, quer pelos dramáticos  sofrimentos das vítimas, que pela injustificável negligência em relação a eles e o acobertamento dos culpados por parte de pessoas responsáveis ​​na Igreja.

Como é um problema difundido em todos os continentes, eu queria que tratássemos sobre ele em conjunto, de maneira corresponsável e colegiada, nós pastores das Comunidades católicas de todo o mundo. Ouvimos a voz das vítimas, rezamos e pedimos perdão a Deus e às pessoas ofendidas, tomamos consciência de nossas responsabilidades, de nosso dever de fazer justiça, na verdade, de rejeitar radicalmente todas as formas de abuso de poder, de consciência e sexual.

Queremos que todas as atividades e lugares da Igreja sejam sempre totalmente seguros para menores; que sejam tomadas todas as medidas possíveis para que crimes semelhantes não se repitam; que a Igreja volte a ser absolutamente credível e confiável em sua missão de serviço e educação para os pequenos, de acordo com o ensinamento de Jesus.

Desta forma, saberemos colaborar com todo o nosso coração e com eficácia, juntamente com todas as pessoas de boa vontade e todos os componentes e as forças positivas da sociedade, em todos os países e em nível internacional, para que se combata até o fim, de todas as formas, o grave flagelo da violência contra centenas de milhões de menores, crianças, meninas e meninos, em todo o mundo”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo