Recordações

Papa escreve prefácio da biografia do padre que o batizou

Papa traz as recordações do padre Enrico Pozzoli, que o batizou em Buenos Aires em 1936 e acompanhou sua vocação até o noviciado

Da Redação, com Vatican News

É do Papa Francisco o prefácio do livro “Ho fatto cristiano il Papa”, a biografia do padre Enrico Pozzoli, missionário salesiano que batizou Jorge Mario Bergoglio em Buenos Aires em 1936. O sacerdote acompanhou a vocação de Bergoglio até o noviciado. O prefácio foi publicado pelo Portal Vatican News neste domingo, 7. 

A biografia é de Ferruccio Pallavera e publicada pela Livraria Editora Vaticana. Será apresentado nos próximos dias em várias cidades italianas, sendo o primeiro encontro agendado para Asti, no dia 10 de novembro, no Seminário da cidade.

“A ele [padre Enrico Pozzoli] recorriam todos aqueles que passavam por determinado problema, na certeza de que ele tudo faria para ajudar. Também se recorria ao padre Pozzoli quando havia necessidade de conselhos”, escreve o Papa no prefácio.

Francisco recorda ainda o bom senso do sacerdote, o que transparecia nos muitos conselhos que dava às pessoas. “Por isso era muito apreciado por todos”. “Passava horas e horas no confessionário e, ao longo dos anos, tornou-se a referência para todos os salesianos de Buenos Aires e das comunidades vizinhas. O mesmo acontecia com vários sacerdotes diocesanos”, acrescenta Francisco.

O Papa conta ainda que padre Pozzoli logo demonstrou entusiasmo quando ele decidiu ser padre: “Eu sabia que ele me compreenderia mais do que minha mãe”. E o sacerdote respeitou a decisão do agora Papa de ser jesuíta, e não salesiano como ele. “Sempre respeitou minha escolha, não era o tipo de sacerdote que fazia proselitismo”.

Demais eventos da apresentação do livro

O segundo evento de apresentação da biografia será em Roma, no dia 12 de novembro, na Pontifícia Universidade Urbaniana, às 18h30. Estará presente o prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Luis Antonio Tagle; o Ministro da Defesa, Lorenzo Guerini, e o Reitor-Mor dos Salesianos, Padre Angel Fernandez Artime.

No dia 14 de novembro, será a vez da Lombardia: a apresentação, às 15 horas, contará com a presença do prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Leonardo Sandri, na Igreja Paroquial de Senna Lodigiana. Último encontro agendado para se realizar dois dias depois em Lodi, em Vescovado, onde, às 20h45, estará o bispo da cidade, Marizio Malvestiti e o diretor do L’Osservatore Romano, Andrea Monda.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo