Saudação

Papa envia videomensagem ao Chile e Peru às vésperas de sua viagem

Santo Padre saúde chilenos e peruanos que se preparam para acolher sua visita na próxima semana

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Papa saúda chilenos e peruanos às vésperas de sua viagem a ambos os países / Foto: Reprodução Reuters

Ás vésperas de sua viagem ao Chile e Peru, que começa na próxima segunda-feira, 15, o Papa Francisco enviou uma videomensagem a ambos os países. “Vou até vocês como peregrino da alegria do Evangelho”, afirma Francisco na videomensagem divulgada nesta terça-feira, 9, pela sala de imprensa da Santa Sé.

“Quero me fazer partícipe das alegrias de vocês, das tristezas, de suas dificuldades e esperanças e dizer-lhes que não estão sozinhos, que o Papa está com vocês, que a Igreja inteira os acolhe, que a Igreja os olha”.

Francisco manifesta ainda o desejo de experimentar junto ao povo a paz, tão necessária, que vem de Deus. Esse é o presente que Cristo dá a todos, pontua o Santo Padre, acrescentando que a paz se sustenta na justiça e permite encontrar instâncias de comunhão e harmonia. “É a paz do Ressuscitado que traz a alegria e nos impulsiona para sermos missionários”, diz, destacando que o encontro com Cristo ressuscitado confirma na esperança.

Encerrando a videomensagem, o Papa coloca essa viagem apostólica nas mãos de Maria, bem como todas as intenções levadas no coração. “Que seja ela, como boa Mãe, quem as acolha e nos ensine o caminho até seu Filho. Até muito logo! E, por favor, não se esqueçam de rezar por mim. Até breve!”.

Sobre a viagem

A primeira etapa da viagem do Papa será no Chile, onde visitará a capital Santiago, Iquique e Temuco. Francisco chega a Santiago na segunda-feira, 15, por volta de 20h10 (hora local, 21h10 em Brasília). As atividades começam na terça-feira, 16, com o encontro com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático.

No Chile, o Papa presidirá três Missas e terá encontro com os jovens, com os bispos e com os religiosos. Dentre outros compromissos, estão uma visita a um centro penitenciário feminino e à Pontifícia Universidade Católica do Chile, além de um encontro privado com os sacerdotes da Companhia de Jesus.

Já no Peru, segunda etapa da viagem, o Santo Padre ficará de 18 a 21 de janeiro e visitará três cidades: Lima, Puerto Maldonado e Trujillo. Na sexta-feira, 19, o Papa deixa Lima rumo a Puerto Maldonado, onde vai se encontrar com os povos da Amazônia. De volta à capital, o tradicional encontro com as autoridades do país, o encontro privado com os sacerdotes da Companhia de Jesus. A cidade de Trujillo receberá o Papa no sábado, 20, para a Missa, passeio pelo bairro Buenos Aires, visita à catedral, encontro com os religiosos e uma celebração mariana. Encerrados os compromissos, ele retorna a Lima. 

A viagem termina no domingo, quando os últimos compromissos do Papa são a oração da Hora Média com religiosas de vida contemplativa, a oração junto às relíquias dos santos peruanos na catedral de Lima, o encontro com os bispos, o Angelus e a Missa na base aérea “Las Palmas”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo