Mensagem

Papa encoraja frades menores no serviço a quem sofre

Mensagem aos frades menores foi divulgada hoje, véspera do encerramento do Capítulo Geral da Ordem que acontece desde 3 de julho

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Frades menores reunidos no Capítulo Geral em Roma / Foto: Equipe de Comunicação do Capítulo Geral

Caminhar ao encontro dos que sofrem no corpo e na alma, como homens de diálogo, de paz e reconciliação. Esse é o encorajamento do Papa Francisco aos frades menores, reunidos para o Capítulo Geral da Ordem em Roma de 3 a 18 de julho. A mensagem enviada por Francisco foi publicada neste sábado, 17, pela Santa Sé.

Leia também
.: Brasileiro é eleito Definidor Geral dos Franciscanos para a América Latina

Francisco mencionou na mensagem o contexto de pandemia, de isolamento e sofrimento que, há muitos meses, afeta o mundo. Uma experiência que, de um lado, estimula a reconhecer a vida terrena como um caminho a percorrer. De outro, é ocasião propícia para intensificar a relação com Cristo e com os irmãos.

“Neste tempo difícil e complexo, em que se arrisca ficar ‘paralisados’, apesar de tudo vocês estão experimentando a graça de celebrar o Capítulo Geral ordinário, e isso já é motivo de louvor e agradecimento a Deus (…). Com gratidão, abram-se para acolher os sinais da presença e da ação de Deus e redescobrir o dom do vosso carisma e da vossa identidade fraterna e minoritária”.

Olhar renovado aos mais necessitados

A reunião tem como tema “Renovar a nossa visão, abraçar o nosso futuro”. O Papa observou que “renovar a própria visão” foi o que aconteceu ao jovem Francisco de Assis.

“Deus tocou o coração de Francisco através da misericórdia oferecida ao irmão, e continua a tocar os nossos corações através do encontro com os outros, sobretudo com as pessoas mais necessitadas.”

O Pontífice destacou que, deste olhar renovado, pode nascer uma renovada energia para olhar para o futuro dos irmãos e dos menores. Como eles próprios são, segundo o belo nome de “frades menores” que São Francisco escolheu.

“Enquanto em grande parte da Ordem vocês enfrentam os desafios do declínio numérico e do envelhecimento, não deixem que a ansiedade e o medo os impeçam de abrir seus corações e mentes para a renovação e revitalização que o Espírito de Deus desperta em vocês e entre vocês”, encorajou Francisco.

O Papa frisou ainda que um olhar renovado surge da proximidade aos pobres, às vítimas da escravidão moderna, dos refugiados e excluídos deste mundo. “Esses são os vossos mestres. Abrace-os, como fez São Francisco”, pediu.

Ainda na mensagem, o Papa agradeceu ao frei Michael A. Perry, que concluiu seu serviço como Ministro Geral e saudou o novo eleito para o cargo: frei Massimo Fusarelli. “Estendo minha saudação a todas as vossas comunidades espalhadas pelo mundo.”

Leia também
.: Papa saúda frei Fusarelli, novo ministro geral dos frades menores

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo