Vaticano

Papa em audiência: que o ecumenismo se inspire na vida do povo

Um ecumenismo “batismal, pastoral e local” foram os pontos abordados pelo Papa em discurso à Comissão Mista Internacional para o Diálogo Teológico entre a Igreja Católica e as Igrejas Ortodoxas Orientais

Da Redação, com Vatican News 

Foto: Daniel Ibanez- CNA

O Papa Francisco recebeu em audiência, nesta quinta-feira,23, no Vaticano, os membros da Comissão Mista Internacional para o Diálogo Teológico entre a Igreja Católica e as Igrejas Ortodoxas Orientais.

Francisco recordou que a Comissão está prestes a concluir um importante estudo sobre os Sacramentos, um documento que demonstra a existência de um amplo consenso e que, com a ajuda de Deus, poderá marcar um novo passo em direção à comunhão plena.

Olhar para o bem das pessoas

O primeiro ponto é que o ecumenismo é essencialmente batismal. “É no Batismo que se encontra a base da comunhão entre os cristãos e o anseio pela plena unidade visível”, frisou o Papa.

Em segundo lugar, o ecumenismo sempre tem um caráter pastoral. Segundo Francisco, “entre nossas Igrejas que compartilham a sucessão apostólica, o amplo consenso salientado pela sua Comissão não apenas sobre o Batismo, mas também sobre os outros Sacramentos deve nos encorajar a aprofundar um ecumenismo pastoral”.

O ecumenismo do sofrimento

Em terceiro lugar, o ecumenismo já existe como realidade, sobretudo local. O ecumenismo teológico deve refletir não apenas sobre as diferenças dogmáticas que surgiram no passado, mas também sobre a experiência atual de nossos fiéis.

“Muitos fiéis já vivem o ecumenismo da vida no cotidiano de suas famílias, de seu trabalho, de encontros cotidianos. E, muitas vezes, experimentam juntos o ecumenismo do sofrimento, no testemunho comum do nome de Cristo, às vezes até às custas da própria vida”, disse ainda o Papa.

Caminhar juntos

A seguir, o Papa recordou que, três semanas atrás, recebeu uma delegação que foi a Roma, a convite do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos, a fim de encontrar a Igreja Católica.

Seguindo Maria

O encontro se concluiu com uma oração a Maria, porque a próxima fase do diálogo se concentrará na Virgem, no ensinamento e na vida da Igreja.

“Sob sua proteção buscamos refúgio, Santa Mãe de Deus. Não despreze as súplicas de nós que estamos na provação, mas nos livre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita”, concluiu.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo