Itália

Papa e Comunidade de Sant'Egidio acolhem 33 refugiados de Lesbos

Grupo de refugiados chega à Itália nesta quarta-feira, 4; assistência será prestada pela Santa Sé e pela Comunidade de Sant’Egidio

Da redação, com Vatican News

Nesta quarta-feira, 4, chegarão à Itália 33 refugiados em busca de asilo político provenientes de Lesbos, na Grécia. A Santa Sé e a Comunidade de Sant’Egidio prestarão assistência. O cardeal Konrad Krajewski, esmoleiro apostólico, parte nesta segunda-feira, 2, para a ilha do Mar Egeu, de onde regressará no dia 4 de dezembro acompanhado dos migrantes. Até o final do ano a Itália receberá mais 10 refugiados.

Na última primavera, Dom Konrad também foi a Lesbos, como enviado do Papa. Há três anos, foi o Santo Padre quem visitou o local e conheceu pessoalmente os migrantes do campo de refugiados de Moria. Na época, Francisco retornou à Itália com três famílias sírias, cuja recepção e sustento foram oferecidos pela Santa Sé, e a hospitalidade e o caminho de integração foram fornecidos pela Comunidade de Sant’Egidio.

Ao enviando em maio o Esmoleiro apostólico entre os migrantes da ilha, o Pontífice quis renovar sua proximidade ao povo grego e aos refugiados e, ao mesmo tempo, expressou seu desejo de fazer “outro gesto de solidariedade”, acolhendo “um grupo de jovens refugiados e algumas famílias” do Afeganistão, Camarões e Togo.

Após um “intenso itinerário de negociações oficiais” entre os órgãos competentes, o Ministério do Interior italiano deu “seu consentimento definitivo” para realizar a operação. A acolhida de todos estes refugiados será também “à custa” da Santa Sé, através da Esmolaria apostólica, e da Comunidade de Sant’Egidio.

Duas famílias vão para Luxemburgo

No dia 19 de novembro passado, a arquidiocese de Luxemburgo, guiada pelo novo cardeal Jean-Claude Hollerich, que em maio tinha participado da missão do cardeal Krajewski em Lesbos, abriu as suas portas a duas famílias de refugiados provenientes dos mesmos campos da ilha grega, uma originária do Kuwait com dois filhos de 8 e 5 anos e outra da Síria com gêmeos de quase dois anos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo