Oração Mariana

Papa, durante o Regina Coeli, pede preces pelo Sudão

Durante a oração mariana, o Santo Padre também mencionou o Beato Giedroyc

Da redação, com Vatican News

Papa Francisco, que ao final da celebração de Pentecostes, deu início à oração mariana do Regina Coeli / Foto: Vatican Media

Ao rezar o Regina Coeli ao final da Missa na Solenidade de Pentecostes, o Papa Francisco recordou da beatificação em Cracóvia, no sábado, 8, do monge lituano Michał Giedrojc e pediu oração pelo fim do conflito político no Sudão ― país que está em meio a uma crise política após forças de segurança abrirem fogo contra manifestantes na capital do país, Cartum, nesta semana, num incidente que tirou a vida de mais de 100 pessoas.

Representantes dos manifestantes conversaram com os militares sobre quem assumirá o controle após a destituição do presidente de longa data Omar al-Bashir. “As notícias vindas nestes dias do Sudão causam dor e preocupação. Rezemos por este povo, para que cessem as violências e o bem comum seja buscado por meio do diálogo”, pediu o Sucessor de Pedro.

O Santo Padre também recordou a figura do Beato Giedroyc, nascido em 1420 em uma nobre família lituana e que com suas obras e sua vocação religiosa, tem alimentado a fé do povo polonês há séculos. Ele foi beatificado no sábado em Cracóvia, em cerimônia presidida pelo prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, cardeal Angelo Becciu.

“Ontem, em Cracóvia, realizou-se a celebração de ação de graças para a confirmação do culto do Beato Miguel Giedroyc, na qual tomaram parte bispos da Polônia e da Lituânia. Que este acontecimento encoraje os poloneses e os lituanos a fortalecerem os laços no sinal de fé e da veneração ao Beato Michael, que viveu em Cracóvia, no século XV, um modelo de humildade e de caridade evangélica”, disse o Santo Padre.

Por fim, ao saudar os presentes na Praça São Pedro, o Papa encorajou os “peregrinos da Itália e de muitas partes do mundo” que participaram da celebração da Solenidade de Pentecostes:

“Encorajo todos a abrirem-se com docilidade à ação do Espírito Santo, oferecendo ao mundo, na variedade dos carismas, a imagem de uma fraternidade em comunhão. Que a Santa Mãe de Deus obtenha esta graça para nós, a cuja intercessão materna nos confiamos filialmente”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo