Viagem Apostólica

Papa destaca fraternidade em encontro inter-religioso em Abu Dhabi

Francisco participou do Encontro Inter-Religioso no Founder’s Memorial, uma conferência global sobre a fraternidade humana

Da redação

Papa discursa em encontro inter-religioso internacional / Foto: Vatican Media

Em sua inédita visita aos Emirados Árabes , o Papa Francisco participou nesta segunda-feira, 4, do Encontro Inter-Religioso no Founder’s Memorial, em Abu Dhabi. Trata-se de uma conferência global acerca da fraternidade humana. Foi nesta oportunidade também que o Santo Padre proferiu seu primeiro discurso às autoridades árabes que o receberam.

“Saúdo cordialmente as Autoridades civis e religiosas e o Corpo Diplomático. Permitam-me também um sincero obrigado pela calorosa recepção que todos reservaram a mim e à nossa delegação”, foram as palavras iniciais do Pontífice.

Acesse
.: Íntegra do discurso do Papa no encontro inter-religioso

Francisco centrou sua fala na paz entre as nações, para que todos vivam como irmãos, e destacou como é sagrada cada vida humana. “Não se pode honrar o Criador sem salvaguardar a sacralidade de cada pessoa e de cada vida humana: cada um é igualmente precioso aos olhos de Deus”.

O Pontífice também falou sobre a liberdade religiosa que cada pessoa deve ter. “Esta não se limita à mera liberdade de culto”, afirmou, “mas vê no outro verdadeiramente um irmão, um filho da minha mesma humanidade, que Deus deixa livre e, por conseguinte, nenhuma instituição humana pode forçar, nem mesmo em nome d’Ele”, acrescentou em seguida.

Acesse
.: Confira a íntegra do discurso do Papa Francisco

A busca frenética pelo lucro, um mal que atinge a família e os diálogos entre as pessoas, também foi tema levantado pelo Santo Padre em sua fala às autoridades árabes. “As religiões têm também a tarefa de lembrar que a ganância do lucro torna néscio o coração e que as leis do mercado atual, ao exigir tudo e súbito, não ajudam o encontro, o diálogo, a família”. 

A fraternidade foi um ponto levantado diversas vezes no discurso do Papa, que pede por um mundo em que o amor ao próximo esteja cada vez mais inerente às pessoas, sobretudo quando se trata de professar a própria fé. “Uma convivência fraterna, fundada na educação e na justiça, e um desenvolvimento humano, construído sobre a inclusão acolhedora e sobre os direitos de todos, constituem sementes de paz, que as religiões são chamadas a fazer germinar”, ponderou.

Ao final do discurso de Francisco, foi assinado um documento sobre “Fraternidade Humana pela paz mundial e a convivência comum”, tanto pelo Papa Francisco quanto pelo Grão Imame de Al-Azhar Ahamad al-Tayyib. O documento está disponível em italiano, árabe, francês, inglês e espanhol na página da Santa Sé

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo