3 de dezembro

Papa destaca Dia das Pessoas com Deficiência celebrado nesta sexta

Francisco divulgou uma mensagem em sua conta oficial no Twitter

Da redação

Papa Francisco abraça um homem com deficiência durante Audiência Geral/ Foto: Daniel Ibanez – CNA

Nesta sexta-feira, 3, é celebrado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Em sua conta oficial no Twitter (@pontifex_pt), o Papa Francisco recordou a data e destacou sua proximidade:

“Caros irmãos e irmãs com #deficiência, o Papa e a Igreja estão próximos de vocês de maneira particular, com afeto e ternura. Nós, todos juntos, somos Igreja porque Jesus escolheu ser nosso amigo”.

Em novembro passado, o Vaticano divulgou a mensagem do Santo Padre para o Dia Internacional das Pessoas com Deficiências. No texto, Francisco se dirigia a essas pessoas enfatizando que a Igreja as ama e precisa de cada uma delas para cumprir sua missão ao serviço do Evangelho.

Acesse
.: Íntegra da mensagem do Papa em língua portuguesa

A data deste ano tem como tema: “Vós sois meus amigos” (Jo 15, 14). O primeiro ponto destacado pelo Pontífice é a amizade de Jesus. No segundo tópico da mensagem é recordado que, pelo Batismo, todos são membros de pleno direito da comunidade eclesial, sem exclusões nem discriminações.

Pandemia

Também em sua mensagem, o  Papa enfatizou a que a pandemia teve e continua tendo repercussão dura na vida das pessoas com deficiências.

“A Igreja está ao lado daqueles dentre vós que ainda estão a lutar contra o coronavírus; como sempre, ela reitera a necessidade de se cuidar de cada um, sem que a condição de deficiência seja de obstáculo para o acesso aos melhores tratamentos disponíveis”.

O Evangelho é para todos

Na última parte da mensagem, o Santo Padre destaca que da amizade com Jesus surge a vocação. Ele frisa que o Evangelho é dirigido a cada um, consolando e, ao mesmo tempo, chamando à conversão.

Leia também
.: Papa: participação ativa de pessoas com deficiência é riqueza para Igreja

Considerando as condições de fragilidade, Francisco se dirige às pessoas com deficiências pedindo que rezem. E conta também com o auxílio de familiares para transmitir esse apelo.

“Não há ninguém tão frágil que não possa rezar, adorar o Senhor, dar glória ao seu Nome santo e interceder pela salvação do mundo. Diante de Deus Todo-poderoso, descobrimo-nos todos iguais”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo