Mensagem

Papa destaca devoção a Virgem de Luján: fé que muda a história

Francisco enviou mensagem ao movimento “Misioneros de Francisco”, por ocasião da inauguração do caminho histórico cultural “Negro Manuel” no Santuário de Nossa Senhora de Luján.

Da redação, com Vatican News

Em 2013, Papa diante da imagem de Nossa Senhora de Luján/ Foto: Stephen Driscoll – CNA

Em mais um sinal de proximidade aos argentinos, o Papa Francisco enviou um vídeo ao final da tarde desta segunda-feira, 20, ao movimento “Misioneros de Francisco”, por ocasião da inauguração do “Paseo Histórico Cultural ‘Negro Manuel'” no Santuário de Nossa Senhora de Luján, em Buenos Aires.

“Nosso desejo é acompanhar, neste lugar, a memória e a devoção a Virgem de Luján, acompanhar a paciência do ‘Negro Manuel’. Uma caminhada pela história e pela vida do ‘Negro Manuel’. Eu os acompanho, os abençoo. Que a Virgem cuide de vocês, que o ‘Negro Manuel’ interceda por todos vocês. E sigam adiante, com essa fé simples, com essa fé que é a fé que recebemos dos nossos pais, é a fé do nosso povo. É a fé que muda a história.”

Quem era ‘Negro Manuel’

A história de ‘Negro Manuel’, o servo de Cabo Verde, está ligada ao século XVII, à origem da devoção a Virgem de Luján, padroeira do país. Aos 25 anos, ele foi vendido e levado ao Brasil para servir o capitão português Andrea Juan. Lá, foi batizado na noite de Natal de 1629.

Alguns meses depois, o capitão Juan partiu para uma missão especial: levar uma imagem da Virgem Imaculada para uma capela em Sumampa, na região de Santiago del Estero. No entanto, quando desembarcou em Buenos Aires, atrasado por outros trâmites, delegou a tarefa de completar a entrega via terra a seu servo de confiança. No segundo dia da marcha, os bois amarrados à carroça com a imagem da Virgem pararam de repente e não quiseram continuar o caminho. O ‘Negro Manuel’ não teve dúvidas: Nossa Senhora escolheu parar bem ali, em Luján.

Maria escuta as nossas súplicas

Durante o pontificado, o Papa Francisco exortou repetidamente as pessoas a se deixarem acompanhar pelo caminho da Virgem de Luján, como na Audiência Geral do dia 12 de maio de 2021. O Pontífice recordou a história de uma família: um pai é informado de que sua filha está gravemente doente devido a uma infecção. Para os médicos, ela não passaria daquela noite. O homem, chorando, deixa a esposa e filha no hospital, pega um trem e chega à Basílica de Luján, onde passa a noite em oração.

Porém, ele chega quando a Basílica já está fechada e se apega às grades do portão. Reza a noite toda e, depois, de manhã cedo, entra na Basílica e se dirige a Nossa Senhora. A cena é indelével: “Eu vi ele! Eu vivenciei isso”, disse o Papa. A luta daquele pai em oração precede um sorriso: o da sua esposa que lhe diz, uma vez voltando para casa, que a filha se recuperou inexplicavelmente. “Nossa Senhora o ouviu”. A “oração”, sublinhou o Papa, recordando esse episódio, “faz milagres”. 

“Que a Virgem de Luján cuide de vocês, que o ‘Negro Manuel’ mostre o caminho a vocês. Muchas gracias.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo