Encontro

Papa às crianças: “Cada um de vocês tem sua própria riqueza"

Cerca de 160 crianças participantes do “Trem das Crianças”, promovido como parte da iniciativa “Cortile dei Gentili” (Pátio dos Gentios), foram recebidas pelo Papa Francisco 

Da Redação, com Vatican News

Papa Francisco com as crianças participantes do evento “Trem das Crianças” / Foto: Reprodução Vatican Media

O Papa Francisco encontrou-se nesta manhã de sábado, 04, no Pátio de San Damaso, dentro do Palácio Apostólico, com participantes da oitava edição do “Trem das Crianças”.

 O evento é organizado pelo Pontifício Conselho para a Cultura como parte da iniciativa mais ampla chamada “Cortile dei Gentili”(Pátio dos Gentios).

Acompanhadas por alguns adultos, as crianças receberam as saudações do prefeito do Dicastério, cardeal Gianfranco Ravasi Cardeal Gianfranco Ravasi, de Antonio Organtini, diretor geral do Instituto Sant’Alessio-Margherita di Savoia de Roma, frequentado pelas crianças. 

Também receberam saudações de Massimiliano Giansanti, presidente da Confagricoltura, que colabora com o evento.

Após as saudações as crianças conversaram com o Papa, fazendo perguntas com a franqueza que lhes é própria, e às vezes, sugerindo algo.

“Meu nome é Sachar, venho da Ucrânia. Não tenho uma pergunta, mas sim um pedido: o senhor pode ir à Ucrânia para salvar todas as crianças que estão sofrendo lá agora?”.

Sachar é uma das crianças refugiadas, que agora encontrou abrigo em Roma, Francisco respondeu:

“Estou feliz que você esteja aqui: penso muito nas crianças da Ucrânia, e é por isso que enviei alguns cardeais para ajudar lá e estar perto de todas as pessoas, mas especialmente das crianças. Eu gostaria de ir à Ucrânia; apenas, tenho que esperar o momento para fazer isso, sabe, porque não é fácil tomar uma decisão que pode fazer mais mal ao mundo inteiro do que bem.”

“Tenho que buscar o momento certo para fazê-lo”, disse o Pontífice e afirmou que na próxima semana receberá representantes do governo da Ucrânia, que irão para conversar e falar sobre uma possível visita dele ao país Ucraniano. “Vamos ver o que acontece”.

Eu sei que o senhor viaja para melhorar o mundo

As crianças ficaram impressionadas ao se encontrarem diante de uma personalidade tão importante como o Papa, que fala com todos os grandes da terra, que viajou muito, mas que também está com os mais pobres e os menores.

Elas ficaram curiosas para saber o que significa ser Papa, se é um “trabalho” pesado, e como Francisco sente a responsabilidade de seu papel.

Mattia pergunta ao Papa Francisco: “Sei que o senhor visitou muitos países no exterior, especialmente países pobres, para falar com os chefes de Estado e também para rezar por esses países, para melhorá-los. Mas na sua opinião, qual foi o país que o senhor visitou que melhorou mais graças ao senhor?”

Em sua resposta, o Papa Francisco explica que cada país tem sua peculiaridade, mas que a peculiaridade mais rica de um país é seu povo. Cada pessoa é diferente, é distinta, tem suas próprias riquezas.

“Cada um de vocês tem sua própria riqueza, a riqueza de sua própria alma, porque o coração de cada um de nós, a alma de cada um de nós não é igual: não!” 

O Papa ressaltou que não há corações iguais, nem almas iguais,  pois cada um tem sua própria riqueza e isto também conta para os países: “Nos países que visitei, sempre vi riquezas especiais: este deste modo, este de outro … e esta é a beleza da criação.”

O que significa ser Papa?

Como o senhor se sente sendo o Papa? Pergunta do Edgar. “O importante, em qualquer profissão em que a vida coloque você, é que você não deixe de ser você”, você não precisa ser uma pessoa artificial, responde o Papa que então continua:

“Então, como me sinto como Papa? Como uma pessoa, como cada um de vocês em sua profissão, em seu trabalho. Porque também sou uma pessoa como vocês”, explicou o Pontífice, e ainda afirmou que se tem este trabalho, deve tentar fazê-lo da maneira mais humilde e mais de acordo com sua personalidade, sem tentar fazer coisas que são estranhas ao que ele é.

Deus dá força para carregar as próprias fadigas

Mas é cansativo ser Papa? Catherine perguntou-lhe novamente.

“Qualquer tarefa que realizamos tem uma parte de fadiga, responde Francisco, mas “Deus dá força para carregar as próprias fadigas” e é preciso realizá-las “com honestidade, com sinceridade e com trabalho”.

David faz uma pergunta que o Papa tanto gosta: qual é a sensação de estar tão em contato com o Criador da Terra, ou seja, Deus?

“Recordar-se que Deus está conosco é muito importante,” diz Francisco, sentir que Ele está cuidando de nós nos ajuda a fazer nosso trabalho. E então ele enfatiza:

“Mas a coisa ruim é quando não queremos nos sentir próximos ao Senhor, e nossa preferência é nos sentir próximos a isto, isto, isto, e empurrar o Senhor para longe. Não. O segredo é: sentir o Senhor perto. E isto nos acompanha toda a vida.” conclui

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo