Regina Coeli

Papa convida os fiéis a se lançarem em direção a Jesus

“Tu me amas?, pergunta Jesus a você, que tem as redes vazias e tem medo de recomeçar; a você, que não tem a coragem de se lançar e perdeu o entusiasmo”; diz Papa 

Da Redação, com Vatican News 

Foto: Reprodução Reuters

Neste domingo,01, de maio a reflexão do Papa Francisco foi inspirada no Evangelho do terceiro domingo da Páscoa. A narrativa se dá através da aparição de Jesus aos apóstolos, no lago da Galiléia. 

O episódio envolve sobretudo Simão Pedro, que estava um pouco desencantado à espera de Jesus. E a pergunta que o  Papa dirigiu aos fiéis na Praça São Pedro, na oração do Regina Coeli foi a seguinte: E nós, queremos amar Jesus? 

“Pode acontecer também conosco, por cansaço, desilusão, talvez preguiça, de nos esquecer do Senhor e ignorar as grandes escolhas que fizemos, para nos contentar com outras coisas”, disse o Papa. 

E continuou dizendo que ninguém está isento de cometer o mesmo erro de Pedro, de ficar desiludido com as redes vazias.

A palavra de hoje é “lançar-se”

Eis então que Jesus volta às margens do lago e convida os discípulos a lançarem as redes com coragem, obtendo um resultado grandioso.

“Irmãos, irmãs, quando nossas redes estão vazias na vida, não é o momento de comiseração, de ócio, de voltar a velhos passatempos. É o momento de recomeçar com Jesus, de encontrar a coragem de reiniciar, de retomar o largo com Ele”, exortou

Pedro ao reconhecer o Mestre se lança nas águas em sua direção. Esta mesma atitude foi encorajada pelo Pontífice, um convite a lançar sem medo de perder algo, sem calcular muito, sem esperar que os outros comecem. Para ir ao encontro de Jesus, é preciso se decidir, disse Francisco.

A fé não é questão de saber, mas de amar

No final deste episódio, Jesus dirige a Pedro, por três vezes, a pergunta: “Tu me amas?”.

Uma pergunta que vale para todas as pessoas, porque, na Páscoa, Jesus quer também o coração ressuscitado; porque a fé não é questão de saber, mas de amar.

“Tu me amas?, pergunta Jesus a você, que tem as redes vazias e tem medo de recomeçar; a você, que não tem a coragem de se lançar e perdeu o entusiasmo.

Tu me amas?, pergunta Jesus. Desde então, Pedro parou de pescar para sempre e se dedicou ao serviço de Deus e dos irmãos, até ao ponto de dar a vida aqui, onde nos encontramos agora. E nós, queremos amar Jesus?”

Francisco concluiu pedindo a intercessão de Nossa Senhora, para que a Mãe ajude a reencontrar a coragem do bem.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo