Viagem a países bálticos

Papa chega à Letônia e se encontra com autoridades do país

Na Letônia, Santo Padre iniciou segunda etapa da viagem pelos países bálticos

Jéssica Marçal
Da Redação

Papa fala às autoridades da Letônia no Palácio Presidencial de Riga / Foto: Vatican Media via Reuters

O Papa Francisco chegou à Letônia nesta segunda-feira, 24, na segunda etapa de sua viagem os países bálticos. Na chegada à capital Riga, Francisco foi acolhido pelo presidente do país, Raimonds Vējonis, pelo presidente da Conferência Episcopal, Dom Jānis Bulis, e pelo arcebispo de Riga, Dom Zbigņevs Stankevičs.

Encerrada a cerimônia de boas vindas no aeroporto, o Santo Padre seguiu para o Palácio Presidencial para a tradicional visita de cortesia ao presidente e o encontro com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático. Em seu primeiro discurso no país, o Papa recordou o passado de divisões e conflitos na Letônia, mas ressaltou como o país soube superá-los, tornando-se lugar de diálogo e convivência pacífica.

Acesse
.: Íntegra do discurso do Papa 

Francisco também mencionou que o país celebra 100 anos de sua independência, um momento significativo para toda a sociedade. Ele falou de sua alegria ao saber que a Igreja Católica está no coração das raízes que constituem o país, em plena colaboração com outras igrejas cristãs. Isso mostra como é possível estabelecer comunhão nas diferenças, acrescentou.

“Assim, podemos afirmar que todas as vezes que aprendemos, como pessoas e comunidades, a olhar para mais alto do que nós mesmos e os nossos interesses particulares, a compreensão e o compromisso recíprocos transformam-se em solidariedade; e esta, entendida no seu significado mais profundo e desafiador, torna-se um modo de construir a história, numa área onde os conflitos, as tensões e mesmo aqueles a quem seria possível considerar como contrapostos no passado, podem alcançar uma unidade multiforme que gera nova vida”.

Essa celebração do centenário, segundo o Papa, recorda a importância de continuar a apostar na liberdade e na independência da Letônia, dom e tarefa para todos. “Trabalhar pela liberdade significa comprometer-se num desenvolvimento integral e integrante das pessoas e da comunidade. Se hoje podemos celebrá-lo é graças a muitos que abriram estradas, portas, futuro e vos deixaram em herança a mesma responsabilidade: abrir futuro tendo em vista que tudo esteja ao serviço da vida, gere vida”.

Acesse
.: Notícias sobre a viagem do Papa à Lituânia, Letônia e Estônia

O Papa frisou ainda para as autoridades que o desenvolvimento das comunidades não se realiza nem se mede apenas pela capacidade de bens e recursos, mas pelo desejo de gerar vida e criar futuro. E para isso, é preciso enraizamento no passado, criatividade no presente e esperança no amanhã.

“Senhor Presidente, amigos todos! Começo aqui a minha peregrinação por esta terra, pedindo a Deus que continue a acompanhar, abençoar e fazer prosperar a obra das vossas mãos em prol desta nação”.

Outras atividades

Após o encontro com as autoridades, Papa Francisco visitou o Monumento da Liberdade, onde fez um breve momento de silêncio. Depois, seguiu para o encontro ecumênico na Catedral Rigas Doms, após o qual visitou a Catedral católica de São Tiago.

O último compromisso do Papa nesta segunda-feira na Lituânia será a celebração da Santa Missa, que será transmitida ao vivo pela TV Canção Nova a partir das 10h30, pelo horário de Brasília.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo