Celebração

Papa celebra missa no rito zairense com a comunidade congolesa

“Os cristãos devem ser embaixadores de paz. Aqui está a sinal distintivo: o cristão é um portador de paz, porque Cristo é a paz”, afirma o Papa

Da Redação, com Vatican News 

Foto: Reprodução Reuters

Na manhã deste domingo, dia 3 de julho, o Papa Francisco celebrou uma missa com a comunidade congolesa residente em Roma.  A celebração foi compartilhada com as paróquias da República Democrática do Congo, país que o Papa iria visitar nestes dias e teve que adiar sua viagem por motivos de saúde.

A missão

Na homilia da celebração realizada em rito zairense, Francisco iniciou com a palavra Esengo, ou seja, alegria, recordando que o Reino de Deus está próximo.

Depois, continuou, a proximidade de Deus traz paz mas ao mesmo tempo não deixa os cristãos em paz.

“Provoca em nós uma mudança: nos enche de admiração, nos surpreende, muda nossas vidas. É o que acontece com os discípulos no Evangelho: para anunciar a proximidade de Deus eles vão longe, em missão”, afirmou o pontífice.

Em seguida o Papa explica a maneira surpreendente de Jesus enviar seus missionários, sem esperar que estivessem prontos, eles não haviam estudado teologia, mas ele os enviou do mesmo jeito em missão com três surpresas missionárias reservada aos discípulos e para cada um de nós.

Mudar seu coração

Em seguida o Pontífice disse que a paz começa com cada pessoa. Se vive sua paz, Jesus chega e a sua família, a sua sociedade mudam. Onde a paz habita, o ambiente se transforma.

Anunciar a proximidade de Deus, isso é o essencial

O Reino de Deus está próximo”. Anunciar a proximidade de Deus, que é o Seu estilo; o estilo de Deus é claro: proximidade, compaixão e ternura. Este é o estilo de Deus. Isso é o essencial. A esperança e a conversão vêm daqui: de acreditar que Deus está próximo e cuida de nós: é o Pai de todos, que nos quer todos irmãos e irmãs”, pontuou.

Francisco recordou que a ganância por dinheiro e por bens causam tanto mal também à República Democrática do Congo. O discípulo de Jesus rejeita a violência, não faz mal a ninguém e ama a todos.

Por fim o Papa concluiu afirmando : “Que o Senhor nos ajude a sermos missionários hoje, indo na companhia do nosso irmão e da nossa irmã; tendo em nossos lábios a paz e a proximidade de Deus; levando em nossos corações a mansidão e a bondade de Jesus, o Cordeiro que tira os pecados do mundo”.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo