Audiência Geral

Papa: catequeses suspensas durante o mês de julho

As catequeses do mês de julho foram suspensas, como de costume, e retornarão no mês de agosto

Mauriceia Silva
Da Redação

Papa Francisco durante Catequese / Foto: REUTERS/Guglielmo Mangiapane

As audiências gerais com o Papa Francisco – as tradicionais “catequeses” – estão suspensas, como de costume, no mês de julho e serão retomadas a partir do dia 3 de agosto. A informação foi comunicada pela Santa Sé nesta sexta-feira, 1º. 

As audiências gerais com o Papa acontecem toda quarta-feira na Praça São Pedro (ou na Sala Paulo VI em determinados períodos), sendo celebrada em cinco idiomas, entre eles o português. As Audiências não são missas, nem encontros privados com sua Santidade, mas momentos reservados para peregrinos e visitantes ouvirem o Papa e receber a sua bênção apostólica.

Em geral, inclui uma curta e personalizada saudação do Santo Padre que, em seguida, é traduzida para a língua dos peregrinos. Já há algum tempo os idosos têm feito parte das temáticas discutidas pelo Papa em suas catequeses. 

Sentido e valor da velhice

A audiência geral ocorrida em 3 de fevereiro deu início  ao percurso de catequeses que procura inspiração na Palavra de Deus sobre o sentido e o valor da velhiceSegundo o sumo Pontífice, “o risco de ser descartados é ainda mais frequente: nunca fomos tão numerosos como agora, nunca houve um risco tão grande como agora de sermos descartados.”

“Juntamente com a migração, a velhice é uma das questões mais urgentes que a família humana é chamada a enfrentar atualmente”, disse Francisco. E continuou. “Não se trata apenas de uma mudança quantitativa; o que está em jogo é a unidade das idades da vida: ou seja, o verdadeiro ponto de referência para a compreensão e a apreciação da vida humana na sua totalidade.”

 

O Vídeo do Papa

Em preparação ao Dia Mundial dos Avós, que será no próximo dia 26, foi divulgada a intenção de oração para o mês de Julho. O vídeo convida todos a rezarem pelos idosos, para que a experiência e a sabedoria deles ajudem os jovens a olhar para o futuro com esperança. 

Neste mês, e falando em primeira pessoa, o Pontífice pede para rezarmos especialmente pelos idosos, uma geração numerosa. No vídeo, Francisco ressalta a importância do idoso em meio à família: “não podemos falar da família sem falar da importância que os idosos tem entre nós”.

Em seguida, ele traz dados estatísticos sobre os idosos e sua preocupação sobre a assistência que lhes é devida: “nas últimas décadas, o número de pessoas com mais de 65 anos de idade tem crescido de forma constante. “

Para o Pontífice, os idosos são ou podem se tornar mestres da ternura: “E quanto! Precisamos, neste mundo habituado à guerra, de uma verdadeira revolução da ternura.”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo