Catequese

Papa: avós são talentos a serem valorizados, não aposentados frágeis

Na Catequese desta quarta-feira, 11, Francisco incentivou a sociedade a valorizar os avós e idosos: “São uma riqueza”

Da redação, com Vatican News

Papa durante Catequese desta quarta-feira, 11/ Foto: REUTERS/Guglielmo Mangiapane

“Judite. Uma jovem admirável, uma velhice generosa”. Este foi o tema da catequese do Papa Francisco na Audiência Geral desta quarta-feira, 11, realizada na Praça São Pedro.

Judite, uma heroína bíblica, defendeu Israel contra os seus inimigos. O Pontífice recordou que com sua maneira astuta de agir, ela foi capaz de degolar o ditador que veio contra o país. “Era corajosa, esta mulher, tinha fé”.

Leia também
.: Papa aos avós e idosos: sejam artífices da revolução da ternura

“Depois da grande aventura que a vê protagonista, Judite volta a viver na sua cidade, Betúlia, onde vive uma boa velhice, até cento e cinco anos. Judite viveu mais de cem anos, uma bênção especial”, sublinhou Santo Padre.

Aposentadoria

Hoje, Francisco afirmou que não é comum ter muitos anos ainda para viver depois da aposentadoria. “Portanto, como interpretar, como fazer frutificar o tempo da aposentadoria? “Como posso crescer em autoridade, santidade e sabedoria?”, questionou.

Segundo o Papa, para muitas pessoas, a aposentadoria coincide com um merecido e desejado descanso de atividades exigentes e cansativas. “Mas também acontece que o fim do trabalho represente uma fonte de preocupação e seja esperado com uma certa inquietação”, disse.

Leia também
.: Papa: cuidemos dos avós e idosos, eles não são sobras de vida
.: Idosos são uma riqueza, não podem ser ignorados, diz Papa

“O que farei agora, que a minha vida se esvaziará daquilo que a preencheu durante tanto tempo?”. “O trabalho diário significa também um conjunto de relações, a satisfação de ganhar a vida, a experiência de desempenhar um papel, uma merecida consideração, um tempo repleto, que vai além do simples horário de trabalho”.

Reformular a aliança entre gerações

O Santo Padre recordou que há o compromisso, alegre e cansativo, de cuidar dos netos; e hoje os avós têm um papel muito importante na família em ajudar a crescer os netos. “Mas sabemos que hoje em dia nascem cada vez menos filhos, e os pais estão cada vez mais distantes, mais sujeitos a deslocações, com situações de trabalho e de habitação não favoráveis. Às vezes também mais relutantes em confiar aos avós espaços de educação, e só lhes concedem aqueles estritamente ligados à necessidade de assistência”.

O Pontífice frisou que lhe disseram certa vez com ironia: “Hoje, os avós, nessa situação socioeconômica, se tornaram mais importantes, porque têm a aposentadoria’. Pensa-se assim! Há novas exigências, até no âmbito das relações educativas e parentais, que requerem a reformulação da aliança tradicional entre as gerações”.

“Será que fazemos este esforço de “reformulação”? Ou será que simplesmente sofremos a inércia das condições materiais e econômicas? Com efeito, a coexistência das gerações prolonga-se. Procuramos, todos juntos, torná-las mais humanas, mais carinhosas, mais justas, nas novas condições das sociedades modernas?”, perguntou Francisco.

Ajudar os filhos

Para os avós, explicou o Papa, uma parte importante da sua vocação é ajudar os filhos na educação das crianças. De acordo com o Santo Padre, os pequeninos aprendem a força da ternura e o respeito pela fragilidade: lições insubstituíveis que, com os avós, são mais fáceis de transmitir e de receber. Os avós, por sua vez, lembrou o Pontífice, aprendem que a ternura e a fragilidade não são apenas sinais de declínio: para os jovens, constituem passagens que tornam humano o futuro.

Leia também
.: Dia dos Avós nos convida a olhar para esta vocação, diz religiosa

“Judite fica viúva cedo e não teve filhos, mas na velhice pode viver um tempo de plenitude e serenidade, consciente de ter vivido até ao fundo a missão que o Senhor lhe confiara. Para ela é o tempo de deixar o bom legado da sabedoria, da ternura, dos dons à família e à comunidade: uma herança de bem e não só de bens. Quando pensamos em herança, às vezes pensamos em bens, e não no bem que foi feito na velhice e que foi semeado, esse bem que é a melhor herança que podemos deixar”, disse ainda.

Na sua velhice, Judite concedeu a liberdade à sua serva preferida, frisou o Papa. Segundo ele, isto é sinal de um olhar atento e humano a quem lhe esteve próximo.

Olhar interior

“Na velhice, perde-se um pouco da vista, mas o olhar interior torna-se mais agudo. Torna-se capaz de ver coisas que antes passavam despercebidas. É assim: o Senhor não confia os seus talentos apenas aos jovens e aos fortes: tem talentos para todos, à medida de cada um”, destacou.

Francisco comentou que a vida das comunidades deve saber desfrutar dos talentos e carismas de tantos idosos que no registo civil já estão aposentados, mas são uma riqueza a valorizar. Isto requer, da parte dos próprios idosos, uma atenção criativa e nova, uma disponibilidade generosa, incentivou o Santo Padre.

Leia mais
.: Papa destaca que idosos são indispensáveis: “são o futuro da Igreja”

O Pontífice aconselhou a ler o Livro de Judite. Um livro pequeno de apenas dez páginas, que conta a história de uma mulher corajosa. “Eu gostaria que todas as nossas avós fossem assim: corajosas, sábias e que nos deixem a herança não do dinheiro, mas da sabedoria, semeada em seus netos”, concluiu.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo