Sínodo dos Bispos

Papa aos jovens: encontrar a si, ter coerência e valorizar a juventude

Música e testemunhos marcaram o encontro na Sala Paulo VI dos jovens com o Papa Francisco e os padres sinodais

Da redação, com Vatican News

O Santo Padre encontrou-se na tarde deste sábado, 6, na Sala Paulo VI com cerca de sete mil jovens por ocasião do Sínodo dos Bispos, em andamento no Vaticano de 3 a 28 de outubro. Na ocasião, testemunhos e cantos marcaram o evento. O Santo Padre ouviu nove perguntas, às quais disse que não poderia responder porque, do contrário, “anularia o Sínodo”. “As respostas devem vir de todos, sem medo”, declarou. O Pontífice ofereceu aos jovens algumas ideias para refletir, concentrando-se em alguns aspectos.

O primeiro deles, a importância de cada um fazer o seu próprio caminho. “Sejam jovens em caminho olhando o horizonte, não o espelho ou sentados no sofá. (…) Encontrem a si mesmos fazendo, indo em busca do bem, da verdade e do belo”, exortou.

Acesse
.: Notícias sobre o Sínodo dos Bispos dedicado aos jovens

Outro conceito reiterado pelo Papa foi a coerência de vida. Segundo Francisco, a coerência é fundamental não só para os clérigos, que correm o risco de ceder às tentações do clericalismo, mas também para os jovens. “Sigam a estrada das bem-aventuranças. Não o caminho da mundanidade, do clericalismo, que é uma das piores perversões da Igreja”, alertou.

Francisco também foi enfático ao recordar à juventude de que ela não tem preço: “Vocês não são mercadorias num leilão. Por favor, não se deixem comprar, não se deixem seduzir, não se deixam escravizar pelas colonizações ideológicas. Apaixonem-se pela liberdade de Jesus.”

Leia mais
.: Presença dos jovens dá toque especial ao Sínodo, diz padre brasileiro

O Pontífice falou ainda dos riscos representados pela rede e a necessidade de um testemunho concreto, não líquido, e a coragem do acolhimento. “Os populismos estão na moda, que nada têm a ver com o popular. O popular é a cultura do povo. O populismo é o contrário: é o fechamento num único modelo. O amor é a palavra que abre todas as portas”, declarou. O Santo Padre concluiu falando da importância das raízes e do diálogo entre as gerações.

“Tomem as raízes e levem-nas avante para dar fruto e também vocês se tornarão raízes dos outros”, frisou. Antes de despedir-se, o Papa agradeceu aos jovens e afirmou que suas colocações foram orientações, mas que as respostas viriam dos padres sinodais.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo