Videomensagem

Papa agradece as mais de 100 mil felicitações pelos 8 anos de pontificado

Em vídeo, Francisco comentou sobre as felicitações em massa, uma ideia promovida pelo padre José María Di Paola

Da redação, com Vatican News

Papa Francisco / Foto: Daniel Ibanez – CNA

O Papa Francisco agradeceu nesta quinta-feira, 1, as felicitações que recebeu por ocasião dos oito anos de seu pontificado. A comemoração ocorreu no dia 13 de março. Foram mais de 100 mil mensagens. O agradecimento foi transmitido por meio de um vídeo.

No início da mensagem, o Pontífice comentou sobre o grupo “Geração Francisco”. “De alguma forma ele segue as coisas que faço, as coisas que digo e que mais ou menos me quer bem, que não me insulta, que não fala mal de mim e que usa as coisas que digo para fazer o bem”.

Iniciativa

O grupo, segundo o Santo Padre, faz da “cultura do encontro” uma escolha da vida cotidiana. A ideia da felicitação em massa foi do padre José María Di Paola, “padre Pepe” para quem o conhece e muitos o conhecem nas ” villas miserias”.

O sacerdote de 59 anos de idade lançou com o slogan “Profeta de nossa terra” a coleta de mensagens de felicitações ao Papa Francisco. O inesperado coro dessas vozes tocou acordes profundos no Papa.

Mensagem

Francisco refletiu que frequentemente as autoridades e líderes não estão acostumados a tomar decisões e consultar o povo. Isso, tanto na vida paroquial, como na vida da província, como na nação. “O povo é o grande ausente”.

Para Francisco, o gesto do padre Pepe – “capaz de mover corações simplesmente porque é autêntico” – serviu precisamente para isso, para desencadear o “recurso” de ouvir o povo.

 O único, diz ele, verdadeiramente “soberano”, porque a autoridade é legitimada pelo povo. “Não se esqueçam, nunca se erra quando se consulta o povo, sempre na ordem civil, e nunca se erra quando se consulta o santo povo fiel de Deus na Igreja (…) que leva avante a fé e a leva em seu próprio dialeto”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo