Diocese argentina

Papa agradece à Igreja em Mar del Plata por trabalho solidário

Trabalho solidário assiste pessoas em situação de rua; com a chegada do inverno, hotel foi alugado para abrigar 45 pessoas

Da Redação, com Boletim da Santa Sé e Vatican News

Videomensagem traz a gratidão do Papa ao trabalho solidário da Igreja em Mar del Plata / Foto: Reprodução Youtube

A gratidão do Papa Francisco pelo trabalho solidário realizado na diocese de Mar de Plata, na Argentina. Em conversa com o bispo local, Dom Gabriel Antonio Mestre, o Santo Padre soube das últimas iniciativas em prol dos moradores em situação de rua. O Pontífice enviou, então, uma videomensagem de agradecimento, divulgada nesta quinta-feira, 24. 

“Gostaria de saudar de modo especial os servos da ‘La Noche de Caridad’ e do ‘Hogar de Nazareth’ da diocese de Mar del Plata pela atenção às pessoas em situação de rua. Muito obrigado pelo que fazem”, disse o Papa.

Francisco disse ainda que Dom Gabriel lhe contou que os grupos alugaram dois hotéis para ter mais espaço para todos no inverno rigoroso e úmido da costa marplatense.

“Obrigado a todos, leigos, leigas, pastores, benfeitores da Igreja e a todos os setores, porque assistem Cristo na face dos irmãos mais pobres e marginalizados. Ali está Cristo. No centro do Evangelho estão os pobres. Obrigado, muito obrigado por aquilo que fazem!”.

Sobre as iniciativas solidárias

“La Noche de la Caridad” e “Hogar de Nazareth” são dois programas assistenciais da Igreja em Mar del Plata. A cidade tem um dos maiores portos da Argentina e grande fluxo turístico.

O trabalho presta assistência a pessoas em situação de rua. “La Noche de la Caridade” distribui comida quente aos desabrigados, além da mensagem de amor e esperança frente à dificuldade em que vivem.

Com a novidade recente comentada pelo Papa – o aluguel de um hotel – serão abrigadas 45 pessoas em situação de rua durante os três meses de inverno. Até o próximo dia 21 de setembro, elas receberão alojamento, janta e café da manhã, graças ao esforço dos voluntários e com a ajuda de padrinhos.

O programa “Hogar de Nazareth”, da Caritas local, atua para acolher as pessoas em situação de rua durante todos os dias do ano. Com capacidade para abrigar até 60 pessoas, o local oferece comida, banho quente, artigos de higiene e roupa limpa. Além disso, ajuda na reinserção social, orientando sobre documentação pessoal e direcionando para cursos de capacitação.

Assista à videomensagem, em espanhol:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo