MIGRANTES E REFUGIADOS

Papa afirma: acolher refugiados aponta caminho para o futuro

Dirigindo-se a um grupo de refugiados que chegam à Europa por meio do projeto “Corredores Humanitários”, o Papa Francisco disse que a iniciativa protege a dignidade dos migrantes, derruba os muros da indiferença e oferece uma visão esperançosa para o futuro na Europa

Da redação, com Vatican News

Papa Francisco participa de encontro com famílias refugiadas na Sala Paulo VI, no Vaticano / Foto: Remo Casilli – Reuters

O Papa Francisco saudou um grupo de refugiados e suas famílias que chegaram à Europa através dos “Corredores Humanitários”, bem como representantes de instituições e comunidades de acolhimento no sábado de manhã no Vaticano.

A iniciativa é organizada pela Comunidade de Sant’Egidio, a Federação das Igrejas Evangélicas e a Mesa Valdense, a Igreja Católica na Itália, com o apoio de vários governos da Europa.

Corredores abrem caminho para a segurança dos migrantes

Estabelecidos em 2016 em resposta à situação cada vez mais mortal no Mar Mediterrâneo, onde centenas morreram tragicamente em tentativas de cruzar para um local seguro, os corredores visam evitar viagens perigosas, impedir a exploração por traficantes de seres humanos e garantir às pessoas uma “entrada legal e segura”. ” para a Itália e outros países através dos controles de segurança necessários pelas autoridades nacionais.

Até o momento o esquema permitiu a entrada na Europa de mais de 5300 refugiados, além dos mais de 1800 cidadãos ucranianos acolhidos por Sant’Egidio em vários países europeus.

Em seu discurso, o Papa Francisco disse que os corredores permitem que centenas de pessoas que escapam de situações de grave perigo em seus países cheguem com segurança, legalidade e dignidade aos países de acolhimento, derrubando “os muros da indiferença que destruíram as esperanças de tantos pessoas que têm que esperar anos em situações dolorosas e insuportáveis”.

Importância da integração

Outro passo importante para ajudar migrantes e refugiados é a integração. Enfrentando já as dificuldades da viagem, o próximo passo difícil é a integração, continuou o Papa Francisco, onde as pessoas devem ser acompanhadas do início ao fim: “É importante dedicar ainda mais atenção e criatividade para permitir que aqueles que têm a oportunidade de vir à Europa possam entender e apreciar o que eles encontrarão aqui.”

Aos presentes que, com grande generosidade, abriram seus “corações e lares” o Papa agradeceu seu apoio no processo de integração. O seu serviço de acolhimento aos mais necessitados representa “um belo rosto da Europa” aberto ao futuro.

“Agradeço de coração: vocês representam um belo rosto da Europa, que está aberto, não sem algum sacrifício, para o futuro.”

Saudando um grupo de refugiados ucranianos presentes na audiência, o Papa reiterou seu compromisso pela paz, dizendo que está “esperando pela paz e rezando pela paz” em seu país e em outros países afetados pela guerra.

Corredores são um exemplo de futuro à Europa

Embora os Corredores Humanitários forneçam uma via prática e viável para evitar possíveis perigos, continuou o Papa, muito esforço ainda é necessário para expandir a rede e abrir mais rotas de migração legal.

A migração segura, ordenada, regular e sustentável, afirmou o Papa Francisco, é sempre do melhor interesse de todos os países: sem esse reconhecimento, o medo corre o risco de tomar conta, apagando o futuro das pessoas e justificando barreiras.

Acolher os mais necessitados aponta para “um caminho a seguir para a Europa, evitar que ela permaneça congelada, medrosa e sem visão de futuro. Retirar-se para si mesmo ou para a cultura de alguém nunca é o caminho certo para dar uma nova esperança”, salientou o Santo Padre.

Importância da integração

Outro passo importante para ajudar migrantes e refugiados é a integração. Enfrentando já as dificuldades da viagem, o próximo passo difícil é a integração, continuou o Sucessor de Pedro, em que as pessoas devem ser acompanhadas do início ao fim: “É importante dedicar ainda mais atenção e criatividade para permitir que aqueles que têm a oportunidade de vir à Europa possam entender e apreciar o que eles encontrarão aqui.”

Aos presentes que, com grande generosidade, abriram seus “corações e lares”, Francisco agradeceu seu apoio no processo de integração. O seu serviço de acolhimento aos mais necessitados representa “um belo rosto da Europa” aberto ao futuro.

“Agradeço de coração: vocês representam um belo rosto da Europa, que está aberto, não sem algum sacrifício, para o futuro.”

Saudando um grupo de refugiados ucranianos presentes na audiência, o Pontífice reiterou seu compromisso pela paz, dizendo que está “esperando pela paz e rezando pela paz” em seu país e em outros países afetados pela guerra.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo