Visita

Papa a Ieronymos: juntos neste caminho de fraternidade e paz

Visita de cortesia do arcebispo ortodoxo de Atenas a Francisco na Nunciatura Apostólica aconteceu neste domingo, 5

Da redação, com Vatican News

Sua Beatitude Ieronymos II e o Papa Francisco /Foto: Vatican Media via Reuters

Meia hora de encontro na Nunciatura Apostólica de Atenas, a casa do Papa Francisco nos seus dias na Grécia, na presença dos respectivos séquitos na sala. A visita de cortesia do arcebispo ortodoxo de Atenas Sua Beatitude Ieronymos II a Francisco começou às 18h50, hora local, 10 minutos antes do previsto, informou a Sala de Imprensa da Santa Sé em uma nota, e terminou às 19h20. Durante o encontro, o Papa e o arcebispo assinaram o Livro de Honra, escrevendo frases curtas que testemunham a cordialidade e a proximidade fraterna entre eles.

Acesse
.: Notícias sobre a viagem do Papa a Chipre e Grécia

Em primeiro lugar escreveu Ieronymos, referindo-se ao Pontífice como “Santíssimo Irmão de Roma”: “Esta noite, 5 de dezembro de 2021, festa de São Sabas, a minha comitiva e eu viemos agradecer ao Pontífice e Santíssimo Irmão de Roma, Francisco, pela sua visita à Grécia. Saudamo-lo e desejamos-lhe uma boa viagem. O Santo Deus nos abençoe.”

Depois foi a vez do Papa Francisco, que agradeceu a “o amado irmão” pela bondade fraterna, mansidão, paciência. Este é o texto: “Com alegria e paz encontro meu querido irmão Ieronymous II. Agradeço-lhe a sua bondade fraterna, a sua mansidão, a sua paciência. Que o Senhor nos dê a graça de continuarmos juntos neste caminho de fraternidade e paz. Agradeço a Sua Beatitude Ieronymous II por sua generosidade em nos ajudar a caminhar juntos. O Senhor abençoe nossas duas Igrejas irmãs e a Santa Mãe de Deus nos ajude.”

A troca de presentes

Por fim, o Papa e seu convidado trocaram presentes. O arcebispo de Atenas deu a Francisco dois volumes, um sobre a dolorosa história dos gregos da Ásia Menor no início do século XX e outro sobre os mortos da revolução grega. Além disso, a pedido de um sacerdote, entregou ao Papa uma imagem de Nossa Senhora com o Menino Jesus.

O Pontífice, por sua vez, ofereceu a Ieronymos a medalha de viagem e o livro sobre a Statio Orbis de 27 de março de 2020, a histórica oração na Praça de São Pedro no momento mais dramático da pandemia, elaborado pela Livraria Editora Vaticana.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo