Audiência no Vaticano

Papa a estudantes de teologia: religiões contribuem para fraternidade

Papa recebeu estudantes de teologia e destacou como tarefa deles o diálogo com um mundo onde parece haver cada vez menos espaço para a religião

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

O Papa Francisco recebeu em audiência nesta sexta-feira, 18, os estudantes e responsáveis pelo “Theologisches Studienjahr”, da Abadia da Dormição da Bem-Aventurada Virgem Maria em Jerusalém. Trata-se de um instituto de estudos de teologia em língua alemã.

O programa de estudo do Instituto nesse ano não pôde ser desenvolvido na Terra Santa por causa da pandemia, mas foi realizado no Pontifício Ateneu de Santo Anselmo em Roma. “Deste modo, a providência divina nos concedeu esta ocasião de nos encontrarmos no Vaticano”, disse o Papa.

O instituto possibilita que estudantes de teologia católica e protestante conheçam os lugares bíblicos e encontrem as igrejas orientais, bem como o mundo judaico e islâmico. Nesse sentido, Francisco destacou que, apesar dos estudantes estarem “exilados” em Roma neste ano, o estudo aprofundado da Sagrada Escritura, o ecumenismo e o diálogo inter-religioso devem continuar sendo uma característica distintiva do programa do instituto.

“Como jovens que estudam teologia, para seus conterrâneos e homens e mulheres de hoje, vocês são testemunhas da importância de Deus na vida e da plenitude que traz uma fé vivida. Será sua tarefa entrar em diálogo com um mundo onde parece haver cada vez menos espaço para a religião. Tarefa que compartilhamos com todos os crentes das diferentes religiões, sabendo que tornar Deus presente é um bem para nossas sociedades”.

Citando sua recente encíclica “Fratelli tutti”, Francisco recordou ainda a convicção de que as religiões oferecem uma preciosa contribuição para a construção da fraternidade e para a defesa da justiça na sociedade. Por outro lado, quando se quer excluir Deus da sociedade, acaba-se adorando ídolos e logo o homem se perde.

O Papa encerrou sua breve saudação com votos de que estes estudos sejam uma etapa importante no caminho formativo, espiritual e humano e que depois deste “exílio” os jovens possam conhecer de perto a “terra prometida”, os lugares santos da Bíblia.

“Celebrando em uma semana o Santo Natal, em espírito seremos todos peregrinos rumo à gruta de Belém. O Emanuel encha-vos com sua alegria e paz e torne-vos verdadeiras testemunhas do Deus conosco”, concluiu.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo