Papa à Cáritas Espanhola: itinerário do amor ao próximo

“Na medida em que fazemos os sentimentos e atitudes de Jesus nossa própria vontade é que nossa caridade se torna mais ativa e eficaz”: palavras do Papa ao presidente da Cáritas Espanhola

Da Redação com Vatican News

A Caritas Internacional é uma confederação de 165 organizações humanitárias da Igreja Católica que atua em mais de duzentos países / RODNAE Productions – Pexels

Por ocasião do 75° aniversário da Cáritas Espanhola, o Papa Francisco enviou uma mensagem ao presidente da instituição, Manuel Bretón Romero. Francisco destacou o lema escolhido para esta celebração, algo que resume a história da instituição: “75 anos de amor ao próximo”.

O Papa escreveu que este é um serviço que continua no presente e se abre para o futuro com esperança, sabendo ver o rosto de Cristo crucificado em tantas pessoas que sofrem, oferecendo-lhes amizade, ajuda e conforto. 

“Este Jubileu é uma ocasião propícia para agradecer ao Senhor por todo o amor que nos foi dado e também um momento oportuno para discernir, com a orientação do Espírito Santo, os caminhos para esta nova etapa.”

Logo após, o Papa indicou três características que não podem faltar neste itinerário. 

Leia também
.: Órgão da Igreja, Caritas trabalha na assistência a refugiados

Destinatários privilegiados do Evangelho  

 “Primeiro, ter em mente que o caminho da Cáritas é o ‘caminho dos últimos’. Os pobres e os excluídos são os destinatários privilegiados do Evangelho; eles ocupam um lugar preferencial no coração de Deus, ao ponto de Ele mesmo ‘se tornar pobre’”, recordou o Papa.

Caminho da misericórdia

A segunda característica é recordar que é um ‘caminho de misericórdia’, “pois este é o estilo de Deus, que procura e se aproxima dos mais fracos para cuidar deles com compaixão e ternura.”

Francisco ressaltou que seguir este caminho exige uma atitude de contínua conversão e configuração a Cristo, pois somente na medida em que fazemos de seus sentimentos e atitudes nossa própria vontade é que nossa caridade se torna mais ativa e eficaz.

Caminho da renovação

Por fim, é também um ‘caminho da renovação’. O Papa ressalta que as novas realidades da pobreza exigem que cuidemos das pessoas e de nossa casa comum, e que estejamos prontos para percorrer os caminhos da cultura do encontro e da caridade. 

O Papa concluiu com um encorajamento para que perseverem “com alegria e determinação nas atividades e projetos realizados nas dioceses espanholas.” E incentivou que se estendam além das fronteiras territoriais, em favor de tantos irmãos e irmãs que precisam de proximidade, amor e solidariedade.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo